Cinco anos após ter aderido às redes sociais, o jornal POSTAL do ALGARVE lidera com o maior número de interacções no Facebook.
Com uma média diária próxima dos mil “gostos, comentários e partilhas” dos seus leitores, o POSTAL assume uma aposta clara nas redes sociais como canal privilegiado de distribuição das suas notícias que são editadas no site www.postal.pt e partilhadas hora a hora na sua Página de Facebook.
Durante os últimos meses, a direção e a equipa do jornal reorganizaram toda a sua estrutura, passando pela readaptação do espaço da redação, serviços administrativo e comercial, bem como, o reforço dos meios internos.
Já no próximo trimestre, a redação do POSTAL vai duplicar o seu número de jornalistas para melhor poder consolidar a sua posição de liderança no panorama da imprensa regional.
A aposta no digital vai ser ainda maior durante o presente ano, com soluções inovadoras que vão exponenciar ainda mais a actual interacção com os leitores.
Nos últimos anos, a imprensa no mundo, em Portugal e particularmente no Algarve tem sofrido diversas dificuldades que levaram ao fecho de cerca de metade dos títulos existentes. As grandes dificuldades na imprensa surgiram com o aparecimento inicial do Google, seguida pelo Facebook e agravada com a crise económica dos últimos sete anos. Actualmente, só a facturação da empresa detentora do Facebook é já maior que a publicidade facturada pelo conjunto de todos os órgãos de comunicação social (jornais, rádios e TV’s) da Europa.
Com base numa análise cuidada e sustentada em estudos da especialidade, o jornal POSTAL está a conseguir inverter as dificuldades, convertendo-as em vantagens competitivas e que passam cada mais pelo mundo digital.
FÃS E INTERACÇÕES DOS JORNAIS EM PAPEL Dos jornais ainda com edição em papel no Algarve e segundo os últimos dados públicos via Facebook referente à semana de 10 a 17 de fevereiro, o POSTAL lidera em numero de fãs (Gostos de Página) com mais de 19.900 fãs, seguido pelo Jornal do Algarve com 11.300.
O Caderno de Artes & Letras CULTURA.SUL do POSTAL, ocupa a terceira posição com 9.100, seguido pel’A Voz de Loulé com 8.400.
Na quinta posição encontra-se o Barlavento com 7.100 fãs, seguido pelo Jornal de Monchique com 6.200, a Folha do Domingo com 4.600, o jornal Baixo Guadiana com 3.800, o Terra Ruiva de Silves com 1.900, e o Jornal O Olhanense com apenas 309 fãs.
INTERAÇÕES NO FACEBOOK Já nas interações das notícias partilhadas nas respectivas páginas de Facebook, o POSTAL com 6.600 tem mais interações que o somatório de todos os outros jornais em papel [ver gráfico].
A segunda posição nas interações (gostos, comentários e partilhas) pertence ao Barlavento com 707, seguido pelo CULTURA.SUL do POSTAL com 680 e o Jornal do Algarve com 633.
A quinta posição pertence à Folha do Domingo com 623 interacções, seguido pelo Terra Ruiva com 508, A Voz de Loulé com 486, o Jornal de Monchique com 70 e o Baixo Guadiana com apenas dez interacções com os seus leitores.
Tabela dos 15 mais
No que se refere à tabela dos 15 MAIS [ver gráfico], que agrega os órgãos de comunicação social em papel e on-line com registo na ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social, nas interacções com os utilizadores do Facebook nesta última semana, o POSTAL soma mais de 6.600 gostos, comentários e partilhas das suas notícias contra as 4.600 interações do on-line Sul Informação e as 1.600 do on-line Algarve Primeiro.
No que diz respeito aos fãs de página, o on-line Sul Informação lidera com 22.100, seguido de perto pelo fãs do POSTAL com mais de 19.900 e que mantém a sua edição em papel há 29 anos.
Na terceira posição encontra-se o on-line Algarve Primeiro com 12.700 fãs, seguido pelo Jornal do Algarve com 11.300.
A quinta posição cabe ao CULTURA.SUL do POSTAL com 9.100 seguidores de página, na sexta o on-line Algarve Mais News (ex-revista Algarve Mais) com 8.600 e em sétimo lugar encontra-se A Voz de Loulé com 8.400, o on-line A Voz do Algarve com 7.700, o DiariOnline Pt Algarve com 7.600 e o Barlavento na décima posição com 7.100 fãs.
A 11ª posição pertence ao Jornal de Monchique com 6.200, seguido pela Folha do Domingo com 4.600, Baixo Guadiana com 3.800, Terra Ruiva com 1900 e o Jornal O Olhanense com apenas 309 fãs.