Nos meses de verão, os aeroportos enchem-se de turistas que partem em busca das suas férias de sonho, mas até chegar ao destino há muitos imprevistos que podem provocar ansiedade em dias que prometiam descanso. Uma das dúvidas com que muitos passageiros se deparam está relacionada com a obrigatoriedade de despachar a mala de cabine no porão, ainda que gratuitamente, dado que este é um pedido feito com frequência nos balcões de check-in e embarque.
É em tom de pedido que os funcionários do aeroporto surpreendem muitos viajantes ao perguntar-lhes se podem despachar a mala de cabine no porão, gratuitamente. O argumento costuma ser a falta de espaço de arrumação na cabine. Enquanto alguns passageiros aceitam de imediato o pedido, a fim de poderem viajar com maior tranquilidade, outros preferem fazer-se acompanhar da sua bagagem de mão e não sabem o que responder perante este pedido.
De acordo com a informação avançada no site da TAP Air Portugal, é obrigatório aceitar quando lhe pedem para colocar a sua bagagem de mão no porão, sem custos adicionais. “Em voos com uma taxa de ocupação muito elevada, ou em algumas aeronaves, poderá ser necessário colocar a sua bagagem de mão no porão (sem custos), mesmo cumprindo as medidas estabelecidas”, refere a mesma fonte.
O mesmo cenário acontece, por exemplo, na Easyjet. Apesar de a tarifa básica da TAP incluir uma bagagem de mão (trólei) e um artigo pessoal, no caso da Easyjet a tarifa mais simples inclui apenas uma mochila. No entanto, se adquirir um bilhete com mala de mão incluída, saiba que também poderão obrigá-lo a despachar a sua bagagem no porão. “Se houver limitação de espaço, poderemos ter de colocá-la no porão gratuitamente”, refere o site da companhia britânica.
Leia também: Há um novo sinal de trânsito em Tavira que pode não conhecer