Na hora de viajar de avião, muitas são as dúvidas quanto ao que se pode ou não levar dentro da mala de cabine. No que diz respeito ao transporte de líquidos, avançam as regras que apenas poderá fazer-se acompanhar de artigos líquidos, aerossóis ou géis em quantidade igual ou inferior a 100 ml. Existem ainda os chamados artigos proibidos, cujo transporte na cabine não é permitido, contudo, algumas regras deixam margem para dúvidas.
De acordo com o Guia do Passageiro disponível no site do Aeroporto de Lisboa, “nas áreas restritas de segurança e no avião, os passageiros estão impedidos de transportar qualquer tipo de arma ou ferramenta, objetos pontiagudos ou cortantes, bem como substâncias consideradas perigosas”. As lâminas de barbear incluem-se na lista de artigos proibidos, o que leva alguns passageiros a questionar se o mesmo acontece com as máquinas de barbear.
Apesar de não ser possível transportar uma lâmina de barbear na sua mala de mão, o mesmo não se verifica com a máquina de barbear. De qualquer modo, quando estiver a passar a zona da segurança deverá retirá-la do interior da sua mala, tal como acontece com aparelhos eletrónicos, nomeadamente o computador, telemóvel e tablet.
Há também quem questione se é possível levar na mala de cabine secadores de cabelo, ferros de alisar, ferros de passar. Saiba que poderá levar consigo todos estes equipamentos dentro da cabine do avião.
O que fazer se tiver um artigo proibido dentro da mala de cabine?
Caso seja surpreendido com a presença de um artigo proibido dentro da sua mala, pode sempre voltar atrás e entregá-lo a algum familiar ou amigo que esteja no aeroporto, mas pode também despachá-lo como bagagem de porão ou até enviar por correio verde, no posto que existe junto ao controlo de segurança.
Leia também: Costuma ir a banhos nas praias do Algarve? Saiba a lista das que têm a água com melhor qualidade