Dentro de aproximadamente vinte minutos – quando forem 17 horas em Portugal continental – a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) vai revelar os dados provisórios da afluência às urnas nas eleições presidenciais que decorrem até às 19 horas em Portugal continental e até às 20 horas (de Lisboa) nos Açores, onde devido à diferença horária as urnas encerram mais tarde.
Até ao meio-dia de hoje as mesas de voto espalhadas pelo país registaram uma maior afluência de votantes do que em igual período nas últimas eleições presidências.
De acordo com a SGMAI até às 12 horas de Lisboa, 15,82% dos eleitores tinha exercido o seu direito de voto para a eleição do único titular de um órgão se soberania eleito por sufrágio universal e directo, o Presidente da República. Em 2011 até ao meio-dia tinham exercido o direito de voto apenas 13,39% dos eleitores recenseados.
Em 2011 e até às 16 horas 35,16% os eleitores já tinham votado, um resultado que dentro de minutos se saberá se foi ultrapassado ou não neste acto eleitoral.