Nos últimos meses do ano, os portugueses tencionam despender um valor médio de 133 euros em atividades de lazer como idas a restaurantes, cinema, museus, concertos e espetáculos de teatro, entre outras.
De acordo com o inquérito realizado pelo Observador Cetelem, este representa um crescimento de 5% face ao início do ano, pré-pandemia, quando as intenções eram de 127 euros.
“Apesar de uma expressiva maioria pretender fazer mais atividades de lazer nos próximos três meses (88%), 55% ainda não sabem quanto irão gastar. Já 28% tencionam gastar até 100 euros, enquanto 13% dos inquiridos espera gastar entre 101 a 150 euros. 2% assume ser capaz de gastar mais de 300 euros nestas atividades”, revela o inquérito.
Numa análise mais detalhada é possível perceber que aqueles que tencionam gastar mais são “os inquiridos do sexo masculino (137 euros), os que têm entre 35 e os 44 anos de idade (142 euros) e os residentes na região Norte do país (143 euros)”.
Também quando questionado sobre se tencionam fazer férias nos próximos três meses, 6% respondem afirmativamente.
Portugal é o destino escolhido por 82% destes inquiridos, enquanto 7% pretende ir de férias para o estrangeiro, sendo os portugueses com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos os que demostram mais esta intenção (10% e 13%). Os portugueses que irão de férias neste período pretendem gastar em média 584 euros.
Comprar onde?
No que respeita os locais de compra de artigos de lazer, como livros, produtos e acessórios para jogos e equipamento ou roupa desportiva, as lojas físicas lideram quase sempre. 15% tenciona comprar livros e realizará a aquisição maioritariamente em lojas físicas (64%) e de forma híbrida – em lojas online e físicas (30%). Apenas 3% preferem fazer a compra apenas online. Os gastos médios para a compra de livros são de 94€.
13% dos portugueses tencionam fazer a compra de equipamento desportivo, a maioria em lojas físicas (68%), enquanto 27% prefere combinar as lojas online com as físicas e apenas 5% prefere a compra só online. Os gastos médios para estes produtos são de 61€.
Finalmente, 1% pretende comprar produtos e acessórios para jogos, sendo o local preferido para a compra as lojas online (46%), com apenas 9% a preferir as lojas físicas. A combinação das duas hipóteses é também a escolha de 46% dos inquiridos. Os gastos médios para esta categoria são de 52 euros.
Metodologia
O inquérito quantitativo do Observador Cetelem 2020 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.
A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 9 a 16 de setembro de 2020.
Os dados referentes a março de 2020 foram recolhidos entre 28 de fevereiro e 6 de março 2020, a uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.
A amostra total é representativa da população e contava também com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.