Portugal vai lançar em breve uma campanha de promoção turística no Reino Unido para prevenir eventuais efeitos negativos da saída dos britânicos da União Europeia (Brexit), disse hoje à Lusa a secretária de Estado do Turismo.
“Vamos fazer uma campanha para prevenir e trabalhar em antecipação. Nós reunimos com vários operadores e companhias aéreas do Reino Unido no sentido de antecipar possíveis efeitos e garantir que as condições dos turistas e dos residentes num país e noutro não são afectadas pelo Brexit”, disse à Lusa Ana Mendes Godinho.
No passado dia 23 de Junho, o referendo no Reino Unido deu a vitória à saída do Reino Unido da União Europeia.
“Acho que temos de estar todos preparados para minimizar os impactos possíveis. Verdadeiramente, este ano, os números indicam que não houve qualquer impacto até ao momento. O mercado do Reino Unido para Portugal está a crescer 15 por cento. Ou seja, isto demonstra uma grande capacidade do nosso destino para atrair os britânicos”, referiu.
Ana Mendes Godinho sublinhou que a campanha que está a ser preparada pretende fortalecer as ligações entre os dois países.
“Continuaremos, como sempre, a ter esta ‘mais velha aliança da Europa’, que gera confiança entre os mercados e que se traduz no crescimento do mercado britânico para Portugal, este ano”, disse a secretária de Estado.
Alargar a actividade turística ao longo do ano é uma prioridade
No dia em que se assinala o Dia Internacional do Turismo, Ana Mendes Godinho indicou que se registou um crescimento no sector – entre os meses de Janeiro e Julho – de cerca de dez por cento dos hóspedes e das dormidas em Portugal e ainda um aumento de 17 por cento dos proveitos hoteleiros “em todas as regiões do país”.
A secretária de Estado do Turismo disse também que se torna prioritário alargar a actividade turística ao longo do ano, em todo o território nacional, indicando que o emprego qualificado só é possível com “actividades” sustentáveis.
“Esta é a nossa grande aposta. Quer em termos de diversificação e desconcentração da procura, em todo o país, quer na diversificação dos mercados que estamos a atingir e com a importância das ligações aéreas aos mercados que nos interessam e que deixam valor em Portugal”, defendeu, adiantando que as perspectivas para o Inverno “são bastante positivas”.
“A informação que eu tenho junto dos empresários é que a procura é grande também para o Inverno, o que nos permite alargar a actividade a mais meses ao longo do ano e não se concentrar nos meses tradicionais”, afirmou.
Este ano, o Dia Mundial do Turismo é dedicado ao turismo para todos e vai ser assinalado ao longo da semana com iniciativas em todo o país, nomeadamente com o lançamento do programa “All for All” dedicado ao “turismo inclusivo”.
De acordo com Ana Mendes Godinho, cerca de 20 por cento da população europeia que viaja tem mais de 65 anos e por isso é “determinante” capacitar a oferta e os destinos para que estejam preparados para receber todas as pessoas.
O programa “All for All” prevê também o lançamento de linhas de apoio aos municípios e aos empresários no sentido da adaptabilidade da oferta às pessoas com algum tipo de condicionante.
(Agência Lusa)