O Portimonense somou hoje a terceira vitória consecutiva na I Liga portuguesa de futebol ao triunfar na visita ao Famalicão, por 1-0, em jogo da 27.ª jornada da competição.
No Estádio Municipal de Famalicão, o único golo da partida foi apontado pelo avançado Beto, aos 45+4, que somou o seu 10.º golo no campeonato e o terceiro jogo seguido a marcar.
Com esta vitória, a terceira seguida, o Portimonense está no nono lugar da I Liga, com 32 pontos, enquanto o Famalicão, que vinha de quatro jogos sem perder (dois empates e duas derrotas), está em 15.º, com 27.
Golo de Beto dá vitória ao Portimonense em casa do Famalicão
Um golo de Beto a encerrar a primeira parte deu hoje ao Portimonense uma vitória preciosa em casa do Famalicão, por 1-0, em partida da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Os famalicenses não perdiam há quatro jogos e, desde a entrada do treinador Ivo Vieira, nunca tinham sido derrotados, mas hoje não resistiram aos algarvios, que somam agora três triunfos consecutivos no campeonato.
Com este resultado, a equipa de Paulo Sérgio fica na nona posição, com 32 pontos, enquanto o Famalicão, mais ‘aflito’, continua com 27 pontos, na 15.ª posição, a primeira em zona de manutenção.
A partida iniciou-se com muito ritmo e bastante dividida, com as duas equipas a mostrarem, logo nos primeiros minutos, a vontade de chegar ao golo cedo.
Essa intensidade revelou-se logo nos primeiros momentos do jogo: aos sete minutos, um choque de cabeça entre Patrick William e Willyan obrigou à interrupção do jogo para assistir os dois jogadores.
O Famalicão deu o primeiro sinal de perigo aos 12 minutos, com Anderson a rematar e a bola a sair perto do poste.
Willyan permaneceu em campo, depois do choque com Patrick William, mas em mau estado e, aos 13 minutos, obrigou Paulo Sérgio a uma substituição forçada. O jogador do Portimonense, que saiu agarrado ao ombro, foi diretamente para a ambulância, para ser transportado para o hospital.
Patrick William também teve que voltar a ser assistido, de forma a tentar estancar o sangue, pois o choque entre os jogadores foi violento.
Entretanto, o Portimonense respondeu às investidas da formação da casa. Aos 19 minutos, Beto teve uma grande oportunidade de colocar os algarvios na frente do marcador, mas Luiz Júnior, com uma grande defesa, negou essa possibilidade.
O avançado voltou depois a estar em destaque. Beto tirou da frente os dois centrais do Famalicão, mas, quando se preparava para rematar, Patrick William cortou a bola, afastando o perigo.
A formação da casa continuava a pressionar mais e, aos 41 minutos, Anderson esteve muito perto de fazer o golo: Rúben Vinagre conduziu a bola pela esquerda, cruzando para dentro da área, o avançado brasileiro surgiu solto e cabeceou ligeiramente por cima.
O Portimonense não desistiu e, já em tempo de ‘descontos’, chegou à vantagem. Após um cruzamento de Aylton, Beto rematou para o fundo da baliza de Luiz Júnior que não teve qualquer hipótese de defesa, aos 45+4 minutos.
A intensidade do encontro baixou consideravelmente no segundo tempo, mas, ainda assim, o Famalicão não desistiu de procurar o golo.
Aos 60 minutos, Anderson, mais uma vez, desperdiçou uma oportunidade de chegar ao empate. Rúben Vinagre desmarcou o avançado famalicense, mas Anderson não conseguiu dominar, acabando por chocar com Samuel.
Ivo Vieira fez alterações na equipa para intensificar a pressão ofensiva, ainda assim a equipa de Portimão conseguiu segurar o resultado e os consequentes três pontos.
Ficha técnica
Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão
Famalicão – Portimonense, 0-1
Ao intervalo: 0-1
Marcador:
0-1, Beto, 45+4 minutos.
Equipas:
– Famalicão: Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Patrick William, Diogo Queirós, Rúben Vinagre (Fernando Valenzuela, 75), Iván Jaime (Jhonata Robert, 64), Gustavo Assunção (Alexandre Guedes, 64), Ugarte (Neto, 75), Pêpê (Kraev, 85), Gil Dias e Anderson.
(Suplentes: Vaná, Morer, Calvin, Alexandre Guedes, Kraev, Jhonata Robert, Joaquin Pereyra, Neto e Fernando Valenzuela).
Treinador: Ivo Vieira.
– Portimonense: Samuel, Fahd Moufi, Lucas Possignolo, Maurício, Fali Candé, Anzai (Fabrício, 90), Ewerton (Lucas Tagliapietra, 81), Willyan (Pedro Sá, 13), Dener, Aylton Boa Morte (Anderson Oliveira, 90+1) e Beto (Henrique, 90).
(Suplentes: Ricardo, Fabrício, Anderson Oliveira, Henrique, Luquinha, Pedro Sá, Bruno Moreira, Lucas Tagliapietra e Poha).
Treinador: Paulo Sérgio.
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Sá (43), Ewerton (72), Anzai (78), Diogo Figueiras (90), Lucas Tagliapietra (90+7).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.