O concelho de Portimão vai receber, entre 15 de Novembro e 12 de Dezembro, o XI Concurso de Fado Amador ‘Cidade de Portimão’.
O concurso, organizado por Valentim Filipe, Produções de Espectáculos e pela Câmara de Portimão, tem como objectivo a revelação de novos valores da chamada canção nacional e é aberto a todos os concorrentes, a partir dos dez anos de idade.
A iniciativa pretende desafiar a participação de todos aqueles que gostam de cantar o fado, fazendo assim ouvir a voz e a alma do nosso povo. Criado em 2001, as inscrições para este concurso já se encontram abertas, sendo que as eliminatórias começam a 15 de Novembro e apurarão os finalistas para a apoteose da noite de 12 de Dezembro, marcada para o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Cada eliminatória terá um número máximo de 12 concorrentes e as inscrições estarão abertas até as 12 horas do último dia útil (sextas-feiras 13, 20 e 27) antes das três fases.
Todas as eliminatórias estão marcadas para as 16.30, têm o valor de cinco euros de entrada e vão ter lugar nas seguintes datas e locais: 15 de Novembro – Boa Esperança Atlético Clube Portimonense; 22 de Novembro – Sociedade Recreativa Figueirense; 29 de Novembro – Centro Comunitário de Alvor. Cada eliminatória terá fadista regional convidado, Filipa Sousa – 15 de Novembro, Teresa Viola a 22 de Novembro e Cremilde a 29 de Novembro.
A grande final com o valor de entrada de dez euros terá lugar a 12 de Dezembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, às 21.30, e o artista convidado será o fadista Jorge Fernando.
Os interessados devem fazer a sua inscrição junto da Casa Manuel Teixeira Gomes, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18.30 horas, por email [email protected], ou enviar as mesmas para Casa Manuel Teixeira Gomes, Rua Júdice Biker, nº 1, 8500-701 Portimão. O regulamento pode ser consultado em www.vivaportimao.pt ou solicitar mais informações através do telefone 282 480 492.
“O XI Concurso de Fado Amador – Cidade de Portimão volta a invocar o espírito do fado, a expressão de uma alma colectiva, feita da alma de cada um. Símbolo da nossa nacionalidade, o fado vai fazer-se sentir ao longo das três eliminatórias e na Grande Final deste Concurso”, declara a autarquia portimonense.
A organização promete “grandes momentos de emoção e alegre convívio”.