Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

PORTIMÃO: Portugal vence e está cada vez mais perto do Euro de sub-21

Seleção portuguesa de futebol de sub-21 venceu hoje a Bielorrússia, ficando a apenas uma vitória do apuramento para o Euro2021, com dois jogos para concretizar

23:05 12 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A seleção portuguesa de sub-21 venceu hoje a congénere da Bielorrússia por 3-0, em jogo do grupo 7 de apuramento para o Europeu de futebol da categoria, disputado em Portimão.

A equipa portuguesa adiantou-se cedo no marcador, através de um golo na própra baliza de Prishchepa, quando tentava cortar um cruzamento de Jota, e, aos 19, já vencia por 2-0, depois de Fábio Vieira ter convertido uma grande penalidade. Em cima dos 90 minutos, Gonçalo Ramos ampliou para 3-0, na conversão de outra grande penalidade, estreando-se assim a marcar pela equipa sub-21.

Com este triunfo, Portugal manteve o segundo lugar do grupo 7, agora com 21 pontos, menos três do que os comandantes Países Baixos, numa altura em que faltam dois jogos a cada seleção e a equipa ‘laranja’ ainda vem a Portugal jogar.

A passagem à fase final dos dois primeiros deste grupo está praticamente assegurada, numa fase de qualificação em que o vencedor se apura diretamente, mais os cinco melhores segundos classificados..

COMENTÁRIO: Portugal vence Bielorrússia sem dificuldades


A seleção portuguesa de futebol de sub-21 venceu hoje a Bielorrússia, por 3-0, em Portimão, ficando a apenas uma vitória do apuramento para o Euro2021, com dois jogos para concretizar o seu objetivo.

No encontro em atraso do grupo 7 da fase de qualificação para o Europeu – o primeiro de um ciclo de três no Algarve numa semana -, os portugueses protagonizaram uma exibição de sentido único (38-4 na contabilidade final de remates), mas só marcaram três golos, por Prishchepa, aos três minutos, na própria baliza, Fábio Vieira (19), de penálti, e Gonçalo Ramos (90), também da marca de grande penalidade.

Portugal continua no segundo lugar do grupo, agora com 21 pontos, menos três do que o líder Países Baixos, defrontando o Chipre, no Estádio Municipal da Bela Vista, no concelho de Lagoa, no dia 15, e voltando a Portimão para jogar com os holandeses, no dia 18.

Face à última partida (vitória por 3-0 em Gibraltar), em outubro, o selecionador português, Rui Jorge, operou quatro mudanças no onze, chamando Diogo Costa, Nuno Mendes, Florentino e Gedson à titularidade.

A partida não teve muita história, com um ascendente claro de Portugal logo a partir dos primeiros segundos, que ganhou expressão imediata no marcador ao terceiro minuto, num autogolo de Prishchepa.

Após combinação dentro da área com Gedson, Jota foi até à linha de fundo e cruzou rasteiro, com o defesa bielorrusso, a um metro da linha de baliza, a tocar de forma infeliz para dentro, quando tentava cortar o esférico.

O jogo manteve-se de sentido único, com movimentações constantes dos portugueses, que procuravam rápidas trocas de bola e desequilibrar pelas alas para chegar à baliza do adversário.

Depois de várias tentativas bloqueadas pelo guardião Pavlyuchenko, o segundo golo chegou aos 19 minutos, na marcação de uma grande penalidade, por Fábio Vieira, a castigar mão de Shkurdyuk.

O jogador do FC Porto seria mesmo o melhor elemento da equipa portuguesa na primeira parte, somando ainda um ‘tiro’ ao poste na marcação de um livre direto (29), enquanto a Bielorrússia, que nem sequer rematou à baliza de Diogo Costa, só se atreveu no ataque numa única ocasião, com Florentino a cortar a investida (43).

Ao intervalo, Rui Jorge trocou Fábio Vieira por Pedro Gonçalves, mas o domínio dos portugueses manteve-se, estando Nuno Mendes próximo do 3-0 logo aos 47 minutos, num cruzamento/remate à barra.

Com o passar dos minutos e a vantagem no marcador a permitir o descanso com bola, perdeu-se alguma da dinâmica ofensiva imposta nos primeiros 45 minutos, cenário que Rui Jorge tentou reverter com várias substituições.

Em contra-ataque, Bogomolski podia ter reduzido a diferença, mas Diogo Costa impediu-o com grande defesa (78), lance que ‘acordou’ Portugal para uma ‘ponta’ final em alto ritmo, com ocasiões de golo desperdiçadas por Diogo Queirós (84) e Gonçalo Ramos (85).

Em ‘cima’ dos 90 minutos, o algarvio Gonçalo Ramos sofreu grande penalidade, pegou na bola e cobrou para fechar o marcador na sua estreia pela seleção sub-21, havendo ainda tempo para uma grande defesa de Diogo Costa a um livre direto de Grechikho (90+3).

Jogo no Estádio Municipal de Portimão

Portugal – Bielorrússia, 3-0

Ao intervalo: 2-0

Marcadores:

1-0, Prishchepa, 03 minutos (própria baliza).

2-0, Fábio Vieira, 19 (grande penalidade).

3-0, Gonçalo Ramos, 90 (grande penalidade).

Equipas:

– Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot (João Mário, 68), Diogo Queirós, Diogo Leite, Nuno Mendes, Florentino, Vítor Ferreira (Daniel Bragança, 75), Gedson, Fábio Vieira (Pedro Gonçalves, 46), Dany Mota (Gonçalo Ramos, 75) e Jota (Joelson Fernandes, 68).

(Suplentes: Luís Maximiano, Pedro Pereira, Pedro Gonçalves, Rafael Leão, Daniel Bragança, Tomás Tavares, Gonçalo Ramos, João Mário e Joelson Fernandes).

Selecionador: Rui Jorge.

– Bielorrússia: Pavlyuchenko, Shevchenko, Miroshnikov, Shkurdyuk, Prishchepa (Petrenko, 56), Myakish, Nechaev, Borodin (Vegerya, 63), Davyskiba (Solanovich, 72), Grechikho e Bogomolski.

(Suplentes: Makavchik, Plotnikov, Vegerya, Solanovich e Petrenko).

Selecionador: Sergei Yaromko.

Árbitro: Fedayi San (Suíça).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Prishchepa (27) e Miroshnikov (43).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Algarve Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Algarve, Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Últimas Notícias

  • Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
    Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
  • Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
    Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
  • Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
    Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
  • Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
    Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
  • Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
    Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento