O nosso país tem uma gastronomia com diversos pratos capazes de nos fazer salivar só de dizermos o seu nome ou pensarmos neles. Muitos dos pratos tradicionais portugueses não são simples de fazer. Portanto, não são daqueles que se confecionam com muita facilidade. É necessário aprender a fazê-los bem, para apresentar um prato que faça justiça ao seu nome. Um desses pratos que se tornou numa referência da gastronomia nacional é o polvo à lagareiro. Descubra todos os passos que tem de dar para apresentar um verdadeiro petisco à família. Esta iguaria representa uma experiência gastronómica inolvidável!
Polvo à lagareiro: tudo o que precisa de saber sobre este petisco
O polvo à lagareiro é uma receita tradicional que se tornou numa bandeira da gastronomia portuguesa. Geralmente, o polvo é, primeiramente, cozido e, depois, levado à grelha. A experiência de degustar um polvo estaladiço e com uma textura deliciosa revela-se maravilhosa.
Esta receita tem este nome devido à figura do lagareiro, que consiste na pessoa que trabalha num lagar, espaço usado na produção de azeite. O nome deve-se ao facto de ser necessária uma quantidade elevada de azeite nesta receita para regar o polvo.
Além de polvo, também existe bacalhau à lagareiro. Ambas as versões são antigas e são bastante apreciadas pelos portugueses. O que começou por ser feito com o bacalhau, passou a ser feito também com o polvo.
Uma receita era batizada de “lagareiro”, devido aos ingredientes que integram o prato. Além das batatas cozidas, coradas e esmurradas, neste tipo de prato há espaço para a cebola e para o alho, sabores que os portugueses adoram.
Deste modo, um prato à lagareiro é servido com azeite quente e alho, sendo normalmente acompanhado por batata assada com a pele. O azeite é o ouro líquido que banha os ingredientes, concedendo assim maior sabor a todos os elementos do prato. Como se sabe, esta gordura deliciosa é um elemento precioso da nossa dieta mediterrânica.
O polvo à lagareiro é um prato especial para os portugueses. Este prato tradicional na nossa gastronomia representa uma verdadeira viagem pelos sabores autênticos de Portugal. Por isso, muitos portugueses adoram devorá-lo.
O pão deve estar sempre na mesa, porque permite deixar o prato limpinho… Desta forma, até o excesso de azeite vai aos poucos desaparecendo.
Receita tradicional de Polvo à Lagareiro
Ingredientes
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 kg de polvo
- azeite q.b.
- salsa q.b.
- batata pequena para assar q.b.
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, para preparar a receita de polvo à lagareiro, deve cozer o polvo.
- O polvo deve ser cozido por 20 minutos na panela de pressão, sem sal.
- Se optar por uma panela tradicional, deve cozer o polvo por 1 hora, sem sal.
- Após cozer o polvo, retire-o da panela e reserve.
- Em seguida, aqueça o forno a 180ºC.
- Entretanto, lave bem as batatinhas.
- No imediato, deve salpicar as batatas com sal grosso.
- Posteriormente, leve as batatas ao forno a assar (cerca de 40 minutos).
- Então, coloque o polvo numa assadeira.
- Em seguida, polvilhe o polvo e a assadeira com alho picado e a folha de louro.
- Depois, regue a assadeira e o polvo com bastante azeite.
- Nesse momento, deve levar o polvo à lagareiro ao forno por 20 minutos.
- Então, prepare o prato a seu gosto.
- O polvo à lagareiro deve ser servido com as batatinhas assadas ao seu redor.
- Não se esqueça de regar tudo com azeite aquecido e dentes de alho laminados.
- Bom proveito!
Esta refeição é destinada a 4 pessoas, sendo feita em cerca de 1h.
Dicas de chef
É possível conceder a este prato tradicional um toque especial. Por exemplo, alguns dentes de alho laminados podem ser fritos em azeite até ficarem dourados e crocantes. Em seguida, espalhe o preparado sobre o polvo e as batatas antes de servir.
Por fim, pode regar com um pouco de vinagre de vinho tinto e salsa picada. Este toque especial permite enriquecer o polvo à lagareiro com frescura e acidez.
Pode ainda servir espinafres salteados em alho e azeite como acompanhamento. Esta sugestão de um acompanhamento opcional permite complementar a experiência gastronómica que o polvo à lagareiro proporciona.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno