Foram apreendidos 32 quilos de perceves no Parque natural da Costa Vicentina, este domingo, dia 8 de Maio, por parte do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, no âmbito de uma acção de fiscalização da orla costeira, dirigida à actividade de pesca da apanha de perceves.
A Polícia Marítima terá acompanhado os movimentos de alguns apanhadores que se encontravam nas arribas da costa. Os mesmos, após se aperceberem da aproximação dos agentes, puseram-se em fuga, abandonando diversos sacos que continham o marisco apreendido.
No decurso das diligências no local, foram identificados 14 pescadores lúdicos que, presumivelmente, seriam os proprietários dos sacos abandonados. Após pesagem, os perceves foram devolvidos ao seu habitat natural.
Destas infracções, foram levantados dois autos de notícia, que darão origem aos processos de contraordenação.
Para um apanhador lúdico, o máximo permitido por lei é de dois quilos de perceves por dia, enquanto um profissional pode capturar 15 quilos diários.
Nesta operação de fiscalização, estiveram empenhados dois agentes e uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.