O SolarLab da Plataforma de Demonstração Solar de Martim Longo vai receber na próxima segunda-feira, dia 2 de Maio, uma prova da Caça ao Tesouro, uma actividade lúdico – pedagógica e uma competição onde é esperada a participação de cerca de uma centena de pequenos estudantes do 8º e 9º anos, de escolas do sotavento algarvio.
O evento, que está integrado nos “OPEN EU Project Days 2016”, http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/communication/inform-network/map/ apresenta em primeira mão as últimas novidades do SolarLab, parte integrante da Plataforma Solar, um espaço interactivo, que se posiciona como um acelerador de tecnologias e de empresas nas áreas de energia e IoT (Internet das Coisas).
Segundo David Santos, presidente da CCDR Algarve e do CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve), “este projecto mostra a importância dos Fundos da União Europeia para a valorização desta infra-estrutura. São investimentos desta natureza, localizados em área de baixa densidade, que podem tornar o Algarve mais competitivo. Além disso estão alinhados com as prioridades do Portugal 2020”, salienta o dirigente.
Marc Rechter, presidente da direcção da Enercoutim – Associação de Energia Solar de Alcoutim, organização que gere a Plataforma de Demonstração Solar salienta que “esta tem conseguido atrair um número crescente de empresas e investidores internacionais para o projecto, o qual tem vindo a apoiar o aumento da procura na região para as oportunidades na área de energia renovável e de projectos de investigação Europeia. O mais recente exemplo dessa dinâmica é a captação de um projecto de monitorização e comercialização no ‘SolarLab’, com as multinacionais SolarEdge, SolarWorld em conjunto com a PME PerfectLandscaping, que prevê testar a produção e longevidade de diferentes painéis solares em superfícies diferenciadas”.
Mais informações sobre o Programa Geral do “Maio Mês da Europa 2016 no Algarve” disponíveis no site: http://www.ccdr-alg.pt/site/info/maio-mes-da-europa-2016 .