A Câmara de Olhão presta homenagem aos seus pescadores já no dia 31 de Maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Pescador.
As comemorações oficiais têm início às 16 horas, com a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca e na aquacultura, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira e o Prémio Mérito na Pesca, a maior distinção do dia.
Às 16.45 horas decorre o lançamento oficial do projeto “Cidadania Marítima”, da responsabilidade da Autoridade Marítima.
Este dia de homenagem aos pescadores olhanenses prossegue no Museu Municipal de Olhão, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo. Às 17.30 horas, será lançada a Revista de Estudos Marítimos do Algarve – Embarco.
Trinta minutos mais tarde, lugar para a inauguração da exposição “Mãos do Mar de Olhão”, uma selecção de fotografias de várias épocas que fazem parte do espólio do Museu Municipal de Olhão e que retratam o dia a dia dos ofícios ligados ao mar.
As comemorações do Dia Nacional do Pescador em Olhão encerram no Museu Municipal, com uma degustação de pescado das lotas nacionais (cavala e carapau), iniciativa da responsabilidade da Docapesca.