O Município de Castro Marim continua a assinalar o centenário da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, desta vez com o lançamento de um pequeno filme que conta a história desta importante coletividade do concelho.
Após o encerramento da grande exposição intitulada “100 memórias – 100 anos da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense”, que esteve patente na Casa do Sal desde maio até ao início desta semana, o Município pretende eternizar a coletividade através da produção de um pequeno filme.
“Esta produção conta a história da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, recordando o passado e retratando vários momentos importantes da coletividade ao longo do ano de 2024 como a celebração do centenário, o Dia do Município com os UHF ou a sua participação nos Dias Medievais em Castro Marim”, explica a autarquia em comunicado.
O Município avançou também com um registo histórico de tudo o que existe e envolve a Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, com o objetivo de lançar em breve um catálogo.
A Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense “é uma das instituições mais importantes do concelho e um orgulho para o Município, fundada com um fim mais diverso do que a música, tendo ao longo da sua vida marcado presença em festas, cerimónias e celebrações, além de elevar o bom nome de Castro Marim”.
A participação desta sociedade na vida social, cultural e recreativa de Castro Marim teve um profundo impacto na comunidade durante várias décadas, tendo ganho dinâmica com a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, que celebrou este ano o seu 50.º aniversário.
“A Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense não é apenas um conjunto de músicos, é uma família que se reúne para ensaiar, compartilhar histórias e criar algo maior do que a soma das suas partes individuais”, destaca o Município de Castro Marim.
“Este grupo cria crianças e jovens, arrasta famílias e amigos, constrói laços para a vida e transforma a essência humana de todos os que por lá passam, com o empenho e dedicação de todos os dirigentes, maestros, músicos, familiares e autarcas”, conclui a nota.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Esta moeda rara de 2€ pode valer mais de 2.500€