A República 14, em Olhão, vai ser palco de um concerto do guitarrista Pedro Jóia na próxima sexta-feira, a partir das 21:30 horas.
Pedro Jóia é uma referência cimeira da guitarra em Portugal. Aos 7 anos começou a estudar guitarra clássica na Academia dos Amadores de Música, onde completou o curso, mas a sua paixão pela guitarra flamenca levaram-no até Espanha, onde estudou com os guitarristas Paco Peña, Gerardo Nuñez e Manolo Sanlúcar. Desde aí a linguagem do flamenco faz parte intrinseca da sua maneira de tocar. No início de 2000, depois de uma vida musical bastante activa em Portugal, muda-se para o Brasil onde integra o grupo do cantor Ney Matogrosso.
Toca também, entre outros, com Yamandú Costa e Gilberto Gil. Regressado a Portugal Pedro acompanha numerosos artistas de onde se destacam Mariza, com quem tocou de 2012 até ao ano passado, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro e faz actualmente parte do grupo Resistência. Com vários CD’s em seu nome Pedro Jóia ganhou em 2008 o prémio Carlos Paredes com CD “À Espera de Armandinho”.
Muito recentemente gravou o CD “Zeca” dedicado à música de José Afonso, que tem estado sempre nos lugares cimeiros das vendas.
E é com a música deste CD que se vai apresentar no concerto de sexta-feira 14 de Agosto na República 14, mas também com repertório anterior, versões de temas dos guitarristas Armandinho e Carlos Paredes, assim como alguns temas de sua autoria.
Acompanhado pelo percussionista José Salgueiro, companheiro de longa data, o concerto de Pedro Jóia assenta em alguma da melhor música produzida no século XX português.