A Cívis -Associação para o Aprofundamento da Cidadania vai debater o caso do património classificado da RTP, em Faro, numa sessão marcada para o próximo dia 25 de junho, no Clube Farense, às 21:30.
Em nota de imprensa, a associação Cívis “apoia a proteção e futura valorização do património associado às instalações da RTP no Algarve, localizadas em Faro” – conjunto contemplando edifício e terreno envolvente – “que foi classificado como Monumento de Interesse Municipal em 2021 e, neste momento, poderá estar em risco”.
Para além do património em causa, material e imaterial, considera-se “necessária a requalificação ambiental de toda a área classificada, tendo presente que as áreas urbanas no concelho de Faro têm uma carência de espaços verdes com caraterísticas que satisfaçam as necessidades da população e as atuais exigências ambientais na prossecução de um desenvolvimento sustentável, gerando verdadeira resiliência no território face aos efeitos adversos provocados pelas alterações climáticas”.
Dando mote ao debate, Cristina Grilo, geóloga e pós-graduada em urbanismo, apresentará a sua proposta para a requalificação e valorização deste património farense, com relevante importância para a região algarvia.
Na agenda da Assembleia Municipal de Faro, marcada para o próximo dia 27, não está incluído este tema que ficará adiado para a reunião deste órgão em finais de julho.
A proposta da câmara que definiu a Zona Especial de Proteção daquele conjunto patrimonial classificado, aprovada em reunião de câmara no passado dia 13 de maio, abrindo soluções urbanísticas “lesivas do interesse público, só terá eficácia após a aprovação da Assembleia Municipal.
Leia também: Este é o parque aquático mais barato do Algarve e com menos filas