O Sítio de São Pedro (zona rural de Tavira) é alvo, no próximo domingo, entre as 9.30 e as 12.30 horas, do passeio de interpretação do território “A persistência da agricultura tradicional e as novas práticas agrícolas”, sob a orientação de Amílcar Duarte (professor da Universidade do Algarve) e coordenação de Luísa Ricardo (antropóloga do Município de Tavira).
O encontro, inserido no programa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano” e da III Feira da Dieta Mediterrânica, visa dar a conhecer os sistemas de agricultura tradicional do Algarve, assim como abordar novas tendências, desde as hortas urbanas à agricultura intensiva.
A actividade destina-se ao público em geral, sendo a sua inscrição gratuita e obrigatória e o transporte da responsabilidade do participante.
“Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de actividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica, tendo por base o seu carácter cíclico. O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações e oficinas em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As actividades são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.
Amílcar Duarte é professor auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e agrónomo. Tem doutoramento em Ciências Agrárias, na especialidade de Fruticultura e desenvolve trabalhos de investigação em citricultura. É subdirector da Faculdade de Ciências e Tecnologia e membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve. É colaborador do Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MeditBio) da UAlg.
Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2304).