O Passeio das Dunas que está a ser construído entre Vilamoura e Quarteira para unir as duas zonas urbanas na linha de costa junto à frente de mar, entre a lota de Quarteira e o zona do hotel Crown Plaza em Vilamoura, está já em fase de últimos trabalhos.
Como o POSTAL constatou ontem (VER FOTOS), pouco mais resta por fazer do que acabar a plantação de plantas de pequeno porte e algumas árvores e retoques no piso junto de alguns canteiros para que este espaço de grande amplitude dedicado ao lazer e à fruição pública possa ser aberto em pleno.
Não obstante, ao POSTAL a Câmara de Loulé, liderada por Vítor Aleixo, não avança para já uma data para a inauguração do novo passeio marítimo, apenas adiantando que o mesmo “estará aberto ao público em Maio para acolher o Algarve Nature Week”.
A ligação através da frente de mar entre Quarteira e Vilamoura foi iniciada em 2014 e pretende unir a zona turística de Vilamoura à cidade de Quarteira requalificando um dos espaços mais degradados da frente de costa do concelho de Loulé tem um custo previsional de perto de três milhões de euros acrescidos de IVA.
A intervenção atinge 17,7 hectares à beira-mar e compreende um reforço da área dunar, espaços verdes, zonas de circulação pedonal e de ciclistas, espaços de lazer e uma área de estacionamento junto à lota de Quarteira.
O investimento vai ainda permitir resolver o problema da Vala Real, uma zona de escoamento de águas pluviais a céu aberto e que era motivo de queixas da população, já se encontrando esta devidamente delimitada e regularizada.
Inicialmente previstas para acabar em Outubro de 2015, as obras estão agora em fase de conclusão sendo de esperar que se crie assim um espaço de fruição pública que além de unir Quarteira a Vilamoura com maior dignidade, constituirão um pólo de atracção de visitantes àquela zona de frente costa.