A Infraestruturas de Portugal S.A., (IP) procede esta segunda-feira à disponibilização de condições de segurança para a reabertura da Passagem de Nível (PN) pedonal da Linha do Algarve em Olhão.
A intervenção resulta de um protocolo assinado entre a IP e a Câmara de Olhão e tem como objectivo reforçar as condições de segurança do atravessamento.
Para o efeito, a IP definiu os procedimentos de segurança para o funcionamento da PN, que “ficará aberta quando da presença de vigilante da Câmara de Olhão”, informa em nota de imprensa enviada à nossa redacção.
A IP promoveu “a formação destes vigilantes e estabeleceu a materialização da PN, dotando-a de acessos com betuminoso e pavimento em borracha, bem como com os dispositivos de segurança previstos na licença: placas de aviso “Pare, Escute e Olhe” e labirintos de protecção, colocados de ambos os lados nos acessos imediatos à PN”, explica.
Em acréscimo, esta PN fica igualmente dotada de obstáculos físicos, permitindo ao vigilante a sua abertura e fecho, respectivamente quando da sua chegada e saída da PN.
A IP declara que “a passagem de nível estará aberta entre as 6.30 e as 22 horas. Durante a noite, deverá ser utilizada a passagem inferior, por questões de segurança”.
Pela sua parte, “a Câmara de Olhão procedeu à contratação dos vigilantes da PN e executou o projecto da solução de mobilidade desnivelada, a implementar pelo Município até ao final de 2016 para a supressão definitiva da PN”, conclui a IP.