A obra de construção do passadiço e ciclovia paralelos ao acesso rodoviário à Praia de Faro já está a decorrer, mas o seu termo – a cumprir-se o prazo de construção sem derrapagens – só acontecerá depois do Verão, em meados de Outubro.
Quanto ao parque de estacionamento exterior da Praia de Faro, com trabalhos também já em curso e uma vez mais a acreditar no cumprimento dos prazos estipulados pelo dono da obra, a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, só mesmo em Agosto poderá ser uma realidade.
As duas obras têm, respectivamente prazos de conclusão de 210 e 150 dias e custarão no caso do passadiço / ciclovia 543 mil euros e, no que se refere ao parque de estacionamento, 815 mil euros.
O parque de estacionamento exterior à Ilha de Faro
O programa Polis litoral Ria Formosa previa desde o seu início a construção de um parque de estacionamento exterior à Praia de Faro, localizado junto ao extremo Este da pista do aeroporto, junto à curva de entrada da recta de acesso à ponte.
Ontem podiam ver-se já os avanços da obra de terraplanagem para a implantação da infra-estrutura que, segundo a Câmara de Faro “pretende aliviar a carga de viaturas sobre o sistema dunar da Praia de Faro. Sobretudo no auge da época balnear, quando a procura é muito mais elevada, tornando o estacionamento existente insuficiente, o que dificulta a acessibilidade ao espaço público e à praia”.
O parque de estacionamento, localizado a cerca de 750 metros da entrada da Praia de Faro, terá mais de 850 lugares e garantirá um enorme acréscimo de estacionamento disponível, sendo o acesso à praia feito pela via pedonal / ciclável em construção, podendo o mesmo vir a ser reforçado por meios de transporte colectivos, uma ideia ainda longe de estar consolidada, uma vez que, a ligação entre o parque de estacionamento e a praia teria necessariamente custos neste caso.
O passadiço / ciclovia paralelo ao acesso à ponte
As obras agora iniciadas criarão também um passadiço / ciclovia paralelo à recta de acesso à ponte da Praia de Faro, numa extensão de aproximadamente 680 metros.
A construção implicará o suporte desta estrutura adjacente à via em estacaria, alargando substancialmente a largura da via como um todo e permitindo a manutenção das duas faixas de rodagem para carros até à ponte. Já esta última fica de fora das requalificações e a construção de uma nova ponte está por hora fora de previsões, muito embora a realização desta obra integrasse os planos iniciais do Polis Litoral Ria Formosa.
A estrutura permitirá a circulação de bicicletas em ambos os sentidos, ao mesmo tempo que assegurará o trânsito para peões e criará assim um percurso (pedonal e ciclável) de cerca de 9,5 quilómetros entre a cidade e a Praia de Faro.
De Faro à Praia num percurso de 9,5 quilómetros com ligação ao Parque Ribeirinho do Ludo
Concluídas as obras será possível realizar a ligação ciclável e pedonal entre a cidade de Faro e a Praia de Faro ou o Parque Ribeirinho do Ludo percorrendo cerca de nove quilómetros e meio que o POSTAL realizou ontem.
Este percurso terá, uma vez terminadas as obras actualmente no terreno, zonas de via ciclável / pedonal formais, devidamente sinalizadas, e zonas cicláveis / pedonais informais, não estruturadas para o efeito.
Quanto às zonas formais deste circuito, com início no Parque Ribeirinho de Faro pode percorrer-se desde as traseiras do Teatro das Figuras até ao início das Pontes de Marchil cerca de um quilómetro de trajecto devidamente preparado para o efeito.
No entanto, os utilizadores só voltarão a encontrar uma via específica para bicicletas / peões junto ao quartel de bombeiros do Aeroporto de Faro, quase 7,5 quilómetros depois. Chegados aqui, ao início do segundo troço formal deste percurso, poderão contar mais cerca de 700 metros de segurança até à Praia de Faro.
No que toca a áreas não estruturadas do trajecto entre Faro e a Praia de Faro, compreendem cerca de 700 metros na zona do Montenegro entre o final do Parque Ribeirinho de Faro e o caminho que contorna a pista do aeroporto (zona em que se pode circular nas ruas António Aleixo e Henriques Fernandes Serrão daquela localidade).
Depois o trajecto é feito em terra batida contornando o Montenegro num caminho partilhado com automóveis até à ETAR de Faro Poente. Daqui para a frente os carros não constituem problema desde a ponte junto à ETAR, contornando o extremo Oeste da pista do aeroporto, até ao cruzamento de acesso ao Ramalhete, já na zona sul da pista. Ao todo numa distância de 6,9 quilómetros, este troço informal volta a partir do acesso ao Ramalhete a ser partilhado com carros até ao quartel de bombeiros do aeroporto onde ‘renasce’ a pista ciclável / pedonal devidamente sinalizada até à praia.
Uma viagem que contorna integralmente a lateral Oeste do perímetro do Aeroporto de Faro e que permitirá aos utilizadores chegarem rapidamente, também, ao Parque Ribeirinho do Ludo onde os percursos pedonais e cicláveis recentemente requalificados oferecem uma vasta área de desporto e lazer.