Inicialmente previstas para estarem concluídas em 2011, as obras de criação do Parque Ribeirinho do Ludo avançaram apenas este ano na zona entre a Quinta do Eucalipto e o Aeroporto de Faro e desenvolvem-se a bom ritmo.
É já possível verificar com o será o aspecto geral do traçado deste espaço público de lazer integrado no programa Polis Litoral Ria Formosa, com destaque para a estrada de acesso entre a Quinta do Eucalipto e a zona de salinas do Ludo já em plena Ria Formosa.
Podem também já ver-se no percurso, muito utilizado por marchantes, corredores e ciclistas, exemplos do mobiliário urbano de base que será aplicado ao longo do parque ribeirinho bem como as paliçadas de protecção do percurso nas zonas mais íngremes das bermas.
A intervenção de requalificação das salinas que se encontram no interior da área intervencionada pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa estão a ser ultimadas, tendo as amuradas das salinas sido reforçadas com estruturas de madeira e as respectivas comportas de controlo de água das marés requalificadas. Em toda a área de salinas foi também aplicado um revestimento de reforço dos caminhos recorrendo à aplicação de pedra triturada para contenção dos efeitos dos elementos, nomeadamente vento e chuva, e da utilização humana dos percursos.
A obra (1ª fase) agendada para terminar em Novembro ainda não está concluída e representa um investimento de mais de 320 mil euros cujo projecto foi da Land Design e a execução da Visabeiras.
O objectivo da empreitada é melhorar as condições do percurso, para caminhadas, corridas ou para andar de bicicleta, através da regularização do pavimento, contenção das plantas infestantes, e rectificação de declives, bem como, da criação de sinalética de orientação.
De acordo com o projecto será ainda criado um observatório da orla ripícola dulçaquícola da Ribeira do Ludo e equipamento urbano adequado, assim como, iluminação pública, rede de água de combate contra incêndios e instalação de ecopontos para recolha selectiva de resíduos.