O regresso do feriado do Corpo de Deus marca também o regresso da Procissão do Corpo de Deus às ruas de Olhão. Pelas 17.30 horas do dia 26 de Maio, o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é o sinal visível da presença do próprio Deus, irá percorrer a Avenida da República, uma das principais artérias da cidade.
A Solenidade de Corpo de Deus é uma das principais do calendário litúrgico católico e, para a Igreja, celebra o amor de Deus em Jesus Cristo que, antes de morrer, quis ficar com os fiéis na hóstia consagrada.
Surgindo no séc. XIII, esta festa decorre da necessidade de se prestar culto solene à Eucaristia, para além de Quinta-feira Santa, onde a dor da morte de Cristo no dia seguinte já se manifesta.
Ao longo dos anos, a mesma foi ganhando relevância no calendário litúrgico e na devoção dos fiéis, surgindo a Procissão do Corpo de Deus, na sequência da celebração eucarística e da adoração. É esta Procissão que, este ano, e após um interregno de quase 20 anos, é retomada pela Paróquia de Olhão.
O programa de celebrações para esta Solenidade consiste da Celebração da Eucaristia, pelas 11 horas, seguida de adoração pessoal e comunitária. Pelas 17 horas será cantada a Hora Litúrgica de Vésperas e, cerca meia-hora depois, sairá a Procissão da Igreja Matriz, percorrendo a Praça da Restauração e a Avenida da República, nos sentidos ascendente e descendente, regressando à Igreja Matriz, onde será dada a Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento, por volta das 19 horas.