O Natal está a chegar e já se vive o espírito desta época festiva um pouco por todo o país. No entanto, Portugal está com falta de um dos símbolos mais importantes do Natal. É que os Pais Natais estão em vias de extinção no nosso país e faltam, pelo menos, mil Pais Natais para satisfazer toda a procura para animação de eventos. O país procura Pais Natais e está ao seu alcance ser um deles.
“A procura por Pais Natais para a animação de eventos ou espaços comerciais continua a superar largamente a oferta disponível e a criar dificuldades na organização de festas familiares e corporativas, mesmo com o aumento de 9%, face ao ano passado, no número de profissionais registados que prestam estes serviços”, revelam dados da plataforma de contratação de serviços Fixando.
Nesta plataforma estão registados alguns profissionais preparados para assumir a função de Pai Natal, contudo, o número é insuficiente. Ao Jornal de Negócios, a empresa liderada por Miguel Mascarenhas garante que para atender a todos os pedidos registados na plataforma até ao final do ano seriam necessários cerca de dois mil profissionais em atividade, enquanto o número atual ronda os mil.
Uma vez que a procura de Pais Natais é superior à oferta, este ano os Pais Natais estão a ser mais bem pagos. De acordo com os dados da Fixando, o custo médio de um serviço de Pai Natal “subiu para 165 euros, mais 25 do que no ano passado”. As empresas que contratam estes serviços terão de pagar mais, mas, por outro lado, se está à procura de um trabalho temporário, esta pode ser a solução ideal para ganhar algum dinheiro para o Natal.
Quanto às empresas, se querem garantir a presença de um Pai Natal nos seus eventos, o melhor é mesmo reservar com antecedência, uma vez que os poucos disponíveis estão a ser muito solicitados, sobretudo para as datas mais populares.
Leia também: Esta quinta no Alentejo está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na França