O padre Mário de Sousa é sacerdote da Diocese do Algarve e presidente da Associação Bíblica e foi recentemente nomeado coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia, em substituição de D. Anacleto Oliveira, que faleceu em setembro deste ano.
A nomeação partiu da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na 199.a Assembleia Plenária, que decorreu em Fátima, de 11 a 13 de novembro. Mário de Sousa era membro da Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia para a CEP e presidia à subcomissão científica do Novo Testamento desde 2012.
O algarvio de 49 anos foi responsável, no primeiro volume já publicado com os quatro Evangelhos e os Salmos, pela tradução, introdução e notas dos Evangelhos de São Marcos e São João.
O padre Mário de Sousa é formado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, é licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa, licenciado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma.
Atualmente é professor de Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia de Évora, diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve e presidente da Associação Bíblica Portuguesa desde 2017, acumulando ainda a função de pároco na matriz de Portimão. É autor de “Introdução ao Evangelho” de S. João”, “Para que também vós acrediteis. Estudo exegético-teológico de Jo 19,31-37” e ainda “Os encontros de Jesus no Evangelho de São João”.
Pedro Falcão e José Carlos Carvalho completam a equipa da subcomissão científica do Novo Testamento
A comissão tem ainda como pilares o padre Joaquim Garrido (secretário), sacerdote dehoniano; José Ramos, professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que preside à subcomissão científica do Antigo Testamento, da qual fazem parte também Armindo Vaz e Luísa Almendra, ambos docentes da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
A subcomissão científica do Novo Testamento é composta por Pedro Falcão e José Carlos Carvalho, docentes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, nomes que se juntam a Mário de Sousa.
A equipa da comissão é ainda constituída por Alex Villas Boas, docente da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; Maria Antónia Vasconcelos; Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã; pelo padre Pedro Ferreira, diretor do Secretariado Nacional da Liturgia; e por Antero Paulo, da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.