Bancas com artesanato, demonstrações de artes e ofícios e tasquinhas com o melhor da gastronomia regional vão decorar o núcleo histórico da freguesia de Paderne, entre 29 de Dezembro e 1 de Janeiro, preparando a rigor a aldeia de Paderne para acolher cerca de 12 mil visitantes no ‘Paderne Medieval’ que, mais uma vez, vão ter a oportunidade de percorrer as ruas da aldeia num ambiente único que retrata a idade média até ao mais pequeno detalhe.
Ponto mais alto do evento acontece no primeiro dia de 2018
A aldeia mais típica do concelho de Albufeira transforma-se numa verdadeira montra da história e etnografia do século XIV e transporta os visitantes para a época medieval durante quatro dias imperdíveis. A pequena localidade do barrocal algarvio recebe novamente o ‘Paderne Medieval’ e prepara-se agora para uma desafiante viagem até ao passado através da representação de artes e ofícios, de várias actuações alusivas à época e através da recriação do mercado medieval, que vai invadir as ruas da freguesia com intensos cheiros e sabores provenientes das mais variadas iguarias gastronómicas que vão estar disponíveis nas diversas bancas e barraquinhas participantes no evento, que conta ainda com um vasto programa de animação que promete elevar ainda mais as expectativas dos visitantes.
O ponto alto do evento está marcado para o primeiro dia de 2018 com a realização de um desfile histórico que pretende retratar a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne, por D. Dinis, à Ordem de Avis, com início marcado para as 15 horas.
‘Paderne Medieval’ completa o vasto programa de fim de ano da autarquia de Albufeira
O evento decorre em recinto fechado, com cobrança de entradas, em várias ruas da aldeia, e os visitantes podem viajar no tempo todos os dias, entre as 12 e as 21 horas, excepto a 31 de Dezembro, dia em que o evento irá terminar por volta das 19 horas.
O ‘Paderne Medieval’ é uma iniciativa realizada pelo município de Albufeira, que decidiu estender as festividades à aldeia de Paderne, em parceria com a Junta de Freguesia de Paderne e a Casa do Povo de Paderne, completando assim o dinâmico programa de fim de ano que se prolonga durante cinco dias e se dedica a toda a família.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)