É mais uma vez pela mão da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), liderada por Elidérico Viegas, que os dados estatísticos do turismo, oriundos dos associados da organização, confirmam a consolidação dos bons resultados do turismo este ano ao nível do alojamento.
No que toca a Outubro a AHETA revelou que a taxa de ocupação global média/quarto teve um aumento de 6,4%, fixando-se nos 71,8%, enquanto que a taxa de ocupação/cama subiu 7%, ao mesmo tempo que o volume de vendas do sector do alojamento legal registou um aumento de 13,2%, tudo comparativamente com o período homólogo de 2015.
Na análise mercado emissor a mercado emissor registam-se subidas, em particular nos mercados do Reino Unido, Holanda, França e Alemanha. A Espanha desilude uma vez mais com uma descida que se vem registando há meses.
Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 6,1 por cento e o volume de negócios de 13,6 por cento.
Por zonas geográficas do Algarve as maiores subidas ocorreram em Lagos / Sagres (+15,7%), Tavira (+7,7%) e Monte Gordo / Vila Real de santo António (+9,5%).
Registe-se que o Sotavento algarvio vem sucessivamente consolidando a sua posição nos destinos preferenciais dos turistas chegados ao Algarve, apesar dos seus resultados serem em termos absolutos incomparáveis aos do Barlavento, onde o turismo tem maior expressão e capacidade de acolhimento no que toca a alojamento.
Em declarações recentes ao POSTAL Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, destacava a subida consistente do concelho de Tavira nas performances do sector do turismo e dava conta da necessidade da cidade e do concelho se dotarem de capacidade de resposta para a procura o que acontecerá ainda este Inverno com a reabertura do antigo hotel da Porta Nova.
Por outro lado Vila Real de Santo António, cuja autarquia é liderada por Luís Gomes, tem também previstos planos de investimento na área do turismo de grande dimensão. desde logo a construção de hotéis na baixa da cidade do Guadiana e a requalificação da área balnear de Monte Gordo.