A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de Alcoutim para o quadriénio 2021/2025 teve lugar esta segunda-feira, no Espaço Guadiana. A sessão começou com a instalação da Assembleia Municipal, seguindo-se a da Câmara Municipal.
A Assembleia Municipal, cujo presidente eleito foi, António Matias, 1º Secretário – António Amorim (PS); 2º Secretário – Isabel Campos (PS) terá, no mandato que agora teve início, a seguinte composição:
António Matias (PS), Rui Cruz (PSD), José Moreira (PS), Anselmo Vicente (PSD), Isabel Campos (PS), António Amorim (PS), Dalila Barros (PSD), Lina Pires (PS), João Dias (PSD), Aurélio Teixeira (PS), Epifânio Correia (PSD), Humberto Costa (PS), Melanie Fernandes (PS), Graça Pereira (PSD) e Carlos Escobar (PS). Fazem, também, parte da Assembleia Municipal, por inerência do cargo, os presidentes das Juntas de Freguesia, entretanto já empossados, João Carlos Simões (União das freguesias de Alcoutim e Pereiro – Partido Socialista), José Afonso (Giões – Partido Socialista), Paulo Ginja (Martim Longo – Partido Socialista), Perpetua Martins (Vaqueiros – Partido Socialista).
O executivo da Câmara Municipal de Alcoutim empossado é composto por Osvaldo dos Santos Gonçalves, Paulo Paulino, Rosa Palma, do Partido Socialista, e Carlos Ludovico e Maria Paula Carrusca, do Partido Social Democrata.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia Municipal cessante, José Moreira, que salientou a importância de “trabalhando em conjunto para enfrentar os enormes desafios que teremos pela frente no sentido de garantir um crescimento sustentável do nosso lindo concelho de Alcoutim”.
No seguimento o líder da Bancada do PSD, Rui Cruz, aquando da sua intervenção reforçou “para fazer jus a esse juramento que a bancada do PSD nesta Assembleia Municipal, irá com espírito de serviço fazer oposição”
O novo presidente da Assembleia Municipal, António Matias, afirmou: “a importância do trabalho de todos na Assembleia Municipal”, afirmando que “Tudo farei para honrar o cargo para que fui eleito, procurarei em todas as situações ser independente, rigoroso, justo e tolerante na condução dos trabalhos e no exercício das competências que a lei e o regimento que me conferem pugnando para que as decisões na Assembleia tomadas democraticamente sejam as mais ajustadas ao cumprimento do mandato que nos foi outorgado pelo povo de Alcoutim, que aqui representamos”.
O reeleito presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, destacou a sua tarefa de ouvindo todos, concretizar um compromisso para todos, porque todos somos Alcoutim e enfatizou que irá “continuar a trilhar o caminho iniciado em 2013, assente numa grande prioridade: as pessoas”. O autarca considera a habitação uma das grandes preocupações deste novo mandato, assim como a agenda do processo de construção da ponte a ligar Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana para que seja construída nos prazos previstos, de forma a que possa “contribuir para o investimento turístico e o desenvolvimento do território”.
Outras apostas são a melhoria da rede móvel e da Internet fazendo de Alcoutim um concelho “amigo” do teletrabalho, como a criação de espaços coworking nómadas digitais tornando Alcoutim mais atrativa pessoas que podem trabalhar de qualquer ponto do mundo, desde que tenham uma ligação à Internet de boa qualidade à disposição.
O autarca considera que “há um conjunto enorme de áreas em que nós temos de intervir”.