A maior empresa espanhola no sector da distribuição, depois de completar a sua expansão nacional, passa pelo salto para o exterior, com a abertura de seus primeiros supermercados em Portugal ao longo de 2019.
Com a abertura de um supermercado na ilha canária de La Palma e a planeada em Melilla para o próximo mês, a rede Mercadona chegará a todo o território povoado da Espanha, segundo o jornal espanhol ABC.
As três excepções são nas ilhas de El Hierro e La Gomera, no arquipélago das Canárias, e Formentera, nas Ilhas Baleares.
A empresa explica que os custos logísticos envolvidos no transporte da mercadoria tornam pouco rentável a abertura de supermercados.
A mais próximo do Algarve fica em Ayamonte e é bem conhecido dos algarvios do Sotavento. Diariamente, é bem visível que a grande maioria dos clientes são portugueses.
Ayamonte marcou o novo modelo de loja eficiente da Mercadona que a cadeia implementou em 2017 na cidade fronteiriça. Esse novo conceito de supermercado foi levado a todos os seus centros, através de uma remodelação que procurou favorecer a ordem e o conforto dos clientes.
A retalhista espanhola prepara-se agora para abrir os primeiros supermercados nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.
Segunda maior fortuna de Espanha e líder ibérico do retalho alimentar
Esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o presidente da Mercadona, Juan Roig, em audiência oficial no Palácio de Belém.
O dono da segunda maior fortuna de Espanha e líder ibérico do retalho alimentar, informou Marcelo sobre o projeto que o seu grupo vai realizar em Portugal que no biénio 2018/19 representa 100 milhões de euros de investimento, com a abertura de, pelo menos, oito lojas.
Aos 200 funcionários já recrutados vai somar 300 para arrancar a operação que desafia Sonae e Jerónimo Martins.