O Município de Olhão, a Região de Turismo do Algarve e a Direcção Regional de Cultura do Algarve, organizaram na passada quinta-feira, dia 24 de Maio, a Fam Trip de Olhão, intitulada “Redescobrir os Segredos do Algarve”. Neste evento foram apresentados os novos projectos de requalificação, reabilitação e inovação do Município, alguns deles que já em execução.
Projecto de Requalificação da Zona Poente:
Este, tem como objectivo transformar a entrada poente da cidade, até ao momento pouco cuidada, num espaço aprazível de lazer. Irá contemplar jardins, praias urbanas, espaços comerciais e uma unidade hoteleira de baixa volumetria. Conta com um investimento de três milhões de euros e tem como previsão de início de obras, o primeiro trimestre de 2019.
Projecto de Requalificação da Frente Ribeirinha:
Como já bem anunciado pelos cartazes que se encontram espalhados pela cidade, uma das zonas mais nobres do Município irá sofrer uma verdadeira transformação. O Jardim Patrão Joaquim Lopes, o Jardim Pescador Olhanense, a envolvente dos Mercados Municipais e a Avenida 5 de Outubro, irão tornar-se em zonas mais modernas, polivalentes e, amigas dos peões. Este é um investimento de 1,5 milhões de euros que está previsto começar-se a executar em Outubro deste ano.
Projecto de Requalificação e Ampliação do Porto de Recreio:
Esta é uma das iniciativas que já se encontra em execução. A capacidade actual do porto é de 299 lugares e, nesta primeira fase de obras, será ampliada para 340, com a instalação de novos postos de amarração para barcos, bem como com a reconfiguração da tipologia existente. Numa fase posterior, serão alcançados os 500 postos de amarração, juntamente com a instalação de mais passadiços na zona Nascente, nomeadamente junto ao actual sector de pesca artesanal. Toda a área de concessão passará ainda pela dragagem de fundos.
Já a área adjacente à doca do lado Poente, será afecta à construção de edifícios para diversos serviços de apoio administrativos e náuticos, como oficinas, restauração e comércio. Quando a obra estiver concluída, o porto de Olhão terá uma área seca de 25.474 metros quadrados e uma área molhada de 50.800 metros quadrados.
Este é um investimento de 3,35 milhões de euros.
Del Mar Marina:
À semelhança do projecto anterior, também este já se encontra em execução. Trata-se de um empreendimento localizado em frente ao porto de recreio, ao lado do Real Marina Hotel & Spa, constituído por 83 apartamentos de tipologias T1, T2 e T3, totalmente equipados. Contempla duas piscinas no topo do edifício, uma delas aquecida, estacionamento privativo e segurança permanente. Está previsto acabar de ser construído no primeiro trimestre de 2021.
Projecto Construção Habitação a Custos Controlados:
O Município de Olhão vai construir habitação a custos controlados com o objectivo de apoiar os casais jovens do concelho, com qualidade, a um preço razoável e longe da especulação do mercado corrente. A aquisição do terreno teve um custo de 670 mil euros e a iniciativa prevê-se iniciar no final deste ano.
Projecto de Construção de estacionamento em Altura:
Será no final da Avenida da República, perto da marginal. Contempla 80 lugares de estacionamento em dois pisos no centro da cidade. O investimento está estimado em um milhão de euros e as obras deverão começar no segundo trimestre de 2018.
Site e App Turística:
Olhão tem estado atento ao crescimento turístico e ao crescimento das novas tecnologias. Neste sentido, já no próximo dia 16 de Junho, é lançada um app que visa mostrar a todos os interessados onde dormir, onde comer, onde ficar e o que fazer. Uma espécie de páginas amarelas do século XXI que apresentará também todos os estabelecimentos do concelho, desde cabeleireiros a centros médicos e escritórios de advogados. A inscrição é gratuita.
(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)