A Avenida José da Costa Mealha, conhecida como o “sambódromo louletano”, prepara-se para receber nos dias 25, 26 e 28 de Fevereiro, a partir das 15 horas, mais uma edição do Carnaval de Loulé, que este ano apresenta como tema “Os Descobrimentos – a Grande Geringonça”.
A época de ouro da História de Portugal será recriada em tom de paródia, juntando as figuras dos navegadores e monarcas responsáveis pelas conquistas marítimas aos heróis da actualidade, personalidades bem conhecidas do desporto ou da política. Mas o contexto internacional também não será esquecido e, mais uma vez, os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, através de uma sátira acutilante.
A verdadeira geringonça (considerada a Palavra do Ano de 2016 em Portugal) vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé. Uma criação desajeitada que nasceu dos consensos de uma esquerda representada por António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, adaptada a uma das naus desta expedição dos Descobrimentos Portugueses. Esta geringonça quer navegar mais rápido nestas águas carnavalescas mas será que o consegue?
A fantasia e imaginação desta equipa responsável pela concepção do corso irá levar-nos à época em que se destacaram a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, por Vasco da Gama, ou a descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral. Esse espírito vitorioso será transportado para os dias de hoje onde os heróis são, por exemplo, a selecção nacional de futebol que conquistou o Euro 2016 comandada por “D. Fernando” Santos, “O Conquistador”.
Mas numa época de monarcas, destaca-se naturalmente a mediática figura de “D. Marcelo” que irá espalhar muitos beijinhos e abraços pelo público do corso louletano. O Chefe de Estado vai estar ao comando da “Nau Presidencial”.
As “trumpalhadas” vão desfilar no coração da cidade e Loulé
No plano internacional, as “trumpalhadas” do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos irão desfilar no coração da cidade e Loulé, tal como o Português António Guterres, líder da ONU, que tenta manter a paz no mundo com um “mata-moscas”.
Serão muitas as sátiras que quem visitar Loulé nestes dias poderá assistir. A folia, animação, boa disposição e qualidade artística estão garantidas.
A autarquia vai pôr à disposição do público o aluguer de fatos e adereços de Carnaval, possibilitando que todas as pessoas possam entrar na folia vestidos a rigor. Uma das novidades este ano será a exposição deste espólio, produzido ao longo dos anos pelo Município de Loulé, nas monstras das lojas do comércio da Praça da República.
O programa “Aqui Portugal”, da RTP, vai transmitir em directo a partir de Loulé, no sábado, dia 25 de Fevereiro, das 14 às 20 horas, o que permitirá que o desfile deste Carnaval possa ser visto em todos os pontos do País e além-fronteiras
A Câmara Municipal lança mais uma vez o apelo: “Venha ao Carnaval de Loulé e divirta-se à grande e à louletana!”. Os bilhetes têm um preço de dois euros e as receitas arrecadadas irão reverter a favor de instituições de solidariedade social do Concelho.
Recorde-se que a criação do “Carnaval Civilizado” em Loulé data de 1906 e teve como principal mentor José da Costa Guerreiro. O primeiro Carnaval de Loulé saldou-se num êxito e ficou marcado pela realização de um Bodo aos pobres já que a receita desta festa foi aplicada na sua totalidade para satisfazer pessoas necessitadas.
As componentes artística e festiva, aliada aos fins de beneficência, nortearam os festejos do Carnaval de Loulé de 1906 ao longo dos anos.
Com o evoluir dos tempos o Carnaval de Loulé passa a constituir um cartaz turístico da região do Algarve, e em particular de Loulé, atraindo milhares de turistas. Assim, em 1977 dá-se a profissionalização do evento que passou a ser organizado pela autarquia, reeditando a tradição inventada por José da Costa Guerreiro, introduzindo-lhe, ao longo dos anos, diversos melhoramentos, nomeadamente a temática dos corsos, a construção de carros alegóricos de grandes dimensões, grupos de foliões, artistas convidados e bailes.
Desfile de Escolas e Baile de Gala
Para além do corso, a Câmara Municipal de Loulé promove uma série de iniciativas inseridas no Carnaval de Loulé 2017. Logo no arranque dos festejos, na sexta-feira, 24 de Fevereiro, pelas 10 horas, cerca de 3 mil alunos do 1º Ciclo e Jardins-de-infância das escolas públicas e privadas da cidade participam no Carnaval Infantil, iniciativa que tem por objectivo envolver a comunidade escolar nesta tradição louletana.
Destaque ainda para o Baile de Gala que irá animar o “Palácio” do NERA na noite de segunda-feira, 27 de Fevereiro, com o tema “Os Conquistadores de Al-úlyá”, e actuação da Arte & Música Big Band e da Banda Fora D’Horas.
Haverá ainda um vasto programa desportivo nestes dias, para além de mais dois desfiles carnavalescos que decorrem no Concelho: o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.