Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Edição Papel, Nacional

“Os algarvios não podem trabalhar nos meses de verão e viver o resto do ano com subsídios”

Presidente do Banco Alimentar do Algarve disse ao POSTAL que “provavelmente metade das pessoas que estão a ser apoiadas por nós têm um salário, mas o que ganham não dá para fazer face ao atual custo de vida”

10:30 22 Outubro, 2023 11:49 22 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os preços dos bens essenciais aumentam, os combustíveis já atingiram recordes históricos, o agravamento do Imposto Único de Circulação de automóveis já foi anunciado pelo Governo, e o Banco Central Europeu não para de penalizar os portugueses com a subida em flecha das taxas de juro de referência no setor da habitação.

Uma verdadeira carga financeira para os portugueses, que assim lançam-se numa ginástica financeira para fazer face às despesas mensais. Já os que não conseguem, acabam por vergar-se perante a falta de soluções. Ainda mais num Algarve onde muitos trabalham durante o verão e estão desempregados nos restantes meses.

“As pessoas têm vergonha de vir pedir ou ter ajuda do Banco Alimentar, pois não é uma situação nada fácil. Já passámos por várias crises, desde a pandémica, agora temos uma inflacionista, e continua a haver pobreza. As pessoas têm dificuldades em dar a cara e pedir ajuda, especialmente aqueles que nunca estiveram nesta situação. Sentimos isso de forma muito frequente”, começa por contar ao Postal do Algarve o presidente do Banco Alimentar do Algarve, instituição que desde 2007 ajuda aqueles que mais precisam na região sul do país.

E a pandemia veio agravar uma situação que já antes era difícil. “Antes da COVID apoiávamos 15.500 pessoas e o número quase que duplicou em tão pouco tempo. Com o fim da pandemia o número começou a diminuir gradualmente, mas nunca chegou aos valores pré-pandemia, tanto que hoje apoiamos 22.500 pessoas”.

Uma realidade que para Nuno Cabrita Alves, que dirige o quarto maior banco alimentar do país, tem uma leitura óbvia. “São pessoas que tinham uma vida normal e que ficaram mais vulneráveis e com um risco de pobreza muito mais acentuado. Não conseguiram voltar à vida que tinham antes”.

Mas além dos níveis de desemprego e da menor capacidade económica das pessoas, há uma outra realidade que está a preocupar o responsável do Banco Alimentar do Algarve. “Provavelmente metade das pessoas que estão a ser apoiadas por nós são trabalhadores, têm trabalho, têm um salário, mas o que ganham não dá para fazer face ao atual custo de vida”, garante Nuno Cabrita Alves, que aponta ainda a sazonalidade do Algarve como um problema.

“Em regiões como o Algarve isso sente-se muito porque há uma sazonalidade muito vincada devido a um setor dominante que é o turismo. Os algarvios não podem trabalhar nos meses de verão, ficarem sem emprego a seguir e viver o resto do ano com subsídios de desemprego ou outros apoios sociais. Não pode haver tanta instabilidade social”.

Também os conflitos militares acabam por afetar a economia mundial, mas o responsável do Banco Alimentar não consegue fazer uma previsão clara do futuro, nomeadamente em prever se a vida dos portugueses vai agravar-se ainda mais.

“Não faço ideia do que vem aí. O que sentimos é que estamos a viver em crise permanente. Ainda uma guerra [Ucrânia e Rússia] não está resolvida e já estamos com outra [Israel e Hamas]. O normal para nós atualmente é vivermos em crise. Penso que a tendência é agravar, mas não de uma forma exponencial como foi durante a pandemia, já que esta foi uma situação atípica”.

E é já no próximo mês que o Banco Alimentar volta a fazer uma campanha a nível nacional, de modo a angariar comida e outros bens que possam ajudar os mais carenciados.

Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve

“Normalmente quem dá é quem menos tem”

A atual crise reflete-se, inevitavelmente, nos resultados das campanhas levadas a cabo pelo Banco Alimentar do Algarve: não só em quem precisa deste apoio, mas também naqueles que contribuem para o bem-estar dos outros. “Normalmente quem dá é quem menos tem. Sentimos que na atual crise existem mais pessoas a dar, mas também dão em menor quantidade. As dificuldades são transversais a todos”, conta Nuno Cabrita Alves, que adianta haver um cenário semelhante ao nível empresarial.

“Existem mais empresas a dar, mas dão menos, pois sentimos que estão mais eficientes e por isso geram menos desperdício. E também encontraram novas soluções comerciais, em que através de promoções acabam por vender mais barato, escoando assim mais produto.

Solução passa por aumentar os salários e distribuir os lucros

Nuno Cabrita Alves disse ao Postal do Algarve que a principal maneira de combater a pobreza passa pela existência de “salários dignos”. “Não podemos continuar a aceitar como normal o facto de as empresas terem lucros gigantescos, os administradores ganharem balúrdios de dinheiro, e os trabalhadores, que contribuem de forma ativa para que os resultados apareçam, recebam muito abaixo do aceitável, que vivam com migalhas. Tem de haver uma menor diferença entre ordenados altos e baixos”, defende o responsável, apelando a uma maior distribuição dos lucros. “E depois as empresas que sentem algum peso na consciência vêm muitas vezes falar de responsabilidade social, há uma grande hipocrisia institucional”.

No que diz respeito ao papel do Governo, o presidente do Banco Alimentar do Algarve reconhece o esforço que tem sido feito com o aumento do ordenado mínimo, mas realçando também que os salários não conseguem acompanhar o custo de vida. “As pessoas vêm desde há algum tempo a perder poder de compra e hoje não há reservas para fazer face a tantas carências”.

  • Por João Tavares

Leia também: Presidente do Banco Alimentar do Algarve tem expetativas altas para a angariação de novembro

Nacional

GNR inicia formação prática de 776 futuros guardas em todo o país

07:58 3 Agosto, 2026 08:01 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 3 e 28 de agosto, 776 guardas-provisórios integram missões operacionais nos comandos territoriais da GNR no continente

Algarve Desporto

Zach Johnson conquista primeira edição do Portugal Invitational em Vilamoura

07:00 3 Agosto, 2026 06:58 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal Invitational distribuiu três milhões de dólares em prémios e marcou a primeira passagem do PGA Tour Champions pela Europa

Algarve Economia Nacional

Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado

10:15 3 Agosto, 2026 10:18 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve manteve-se como a segunda região mais cara do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Trabalhos na rede interrompem abastecimento de água em Messines de Baixo e Portela

10:55 3 Agosto, 2026 11:03 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O abastecimento de água será interrompido entre as 23:00 de 5 de agosto e as 07:00 do dia seguinte em duas localidades do concelho

Europe Direct Algarve Tech

Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados

10:39 3 Agosto, 2026 10:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

União Europeia pretende reforçar a confiança na tecnologia, impondo deveres de informação aos fornecedores de sistemas de IA

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Ensino Nacional

Alunos que entram mais cedo nas redes sociais obtêm piores resultados escolares

11:20 3 Agosto, 2026 11:20 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo com 5.227 estudantes associa a entrada precoce nas redes sociais a uma desvantagem equivalente a meses de aprendizagem

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Ruben Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Nacional

GNR inicia formação prática de 776 futuros guardas em todo o país

07:58 3 Agosto, 2026 08:01 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 3 e 28 de agosto, 776 guardas-provisórios integram missões operacionais nos comandos territoriais da GNR no continente

Algarve, Desporto

Zach Johnson conquista primeira edição do Portugal Invitational em Vilamoura

07:00 3 Agosto, 2026 06:58 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal Invitational distribuiu três milhões de dólares em prémios e marcou a primeira passagem do PGA Tour Champions pela Europa

Algarve, Economia, Nacional

Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado

10:15 3 Agosto, 2026 10:18 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve manteve-se como a segunda região mais cara do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Trabalhos na rede interrompem abastecimento de água em Messines de Baixo e Portela

10:55 3 Agosto, 2026 11:03 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O abastecimento de água será interrompido entre as 23:00 de 5 de agosto e as 07:00 do dia seguinte em duas localidades do concelho

Europe Direct Algarve, Tech

Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados

10:39 3 Agosto, 2026 10:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

União Europeia pretende reforçar a confiança na tecnologia, impondo deveres de informação aos fornecedores de sistemas de IA

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Ensino, Nacional

Alunos que entram mais cedo nas redes sociais obtêm piores resultados escolares

11:20 3 Agosto, 2026 11:20 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo com 5.227 estudantes associa a entrada precoce nas redes sociais a uma desvantagem equivalente a meses de aprendizagem

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Últimas Notícias

  • Alunos que entram mais cedo nas redes sociais obtêm piores resultados escolares
    Alunos que entram mais cedo nas redes sociais obtêm piores resultados escolares
  • Trabalhos na rede interrompem abastecimento de água em Messines de Baixo e Portela
    Trabalhos na rede interrompem abastecimento de água em Messines de Baixo e Portela
  • Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
    Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
  • Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado
    Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado
  • Old Course Vilamoura recebe ciclo de jantares com chefs distinguidos pelo Guia Michelin
    Old Course Vilamoura recebe ciclo de jantares com chefs distinguidos pelo Guia Michelin

Opinião

  • Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
    Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
    Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
  • É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento