A Orquestra Clássica do Sul (OCS) apresenta a Quarta Sinfonia de Gustav Mahler, uma produção que conta com a colaboração de alunos do departamento de música da Universidade de Évora (UÉ). A apresentação conta com dois concertos, a realizar no próximo dia 13, às 21.30 horas, no Auditório Colégio Mateus D’Aranda da UÉ, e no próximo dia 15, às 18.30 horas, no Teatro das Figuras em Faro.
À formação base da OCS juntam-se 20 alunos da UÉ, para a interpretação desta emblemática obra de Mahler, dirigida pelo maestro titular da OCS, Rui Pinheiro. Composta entre Julho de 1899 e Agosto de 1900, a Quarta Sinfonia conclui o ciclo das “sinfonias da trompa mágica do rapaz”. O andamento final, razão de ser de toda a sinfonia, funciona como fonte de inspiração temática, deleitando-se na representação musical de uma Vida Celestial vista por uma inocente criança.
Esta parceria entre a OCS e a UÉ resulta do protocolo de colaboração que liga estas entidades desde Outubro de 2014, no sentido de proporcionar estágios e a prática orquestral aos alunos do Departamento de Música da UÉ junto desta orquestra profissional.
O concerto em Évora será de entrada gratuita, inserido na primeira edição da Semana das Artes, que assinala a comemoração dos 20 anos desta instituição no ensino artístico, enquanto em Faro a entrada terá o valor único de 10€.