Filipe Mattos e Anaïs Thinon cruzaram-se em Berlim e a empatia foi crescendo, até ao nascimento do projeto Orfélia, que cruza a música ao sentimento e energia dos jovens.
O duo finalista do projeto Inéditos Vodafone, com a música “Lagos”, decidiu durante a quarentena compor um novo tema que desafiasse o sentimento de isolamento provocado pela pandemia. O resultado dessa aspiração é o novo single e videoclipe, “Baba Marta”.
Explica a dupla que o objetivo era a “criação colaborativa, reunir artistas de diferentes áreas para ultrapassar as barreiras físicas e emocionais impostas, alimentando o poder da arte coletiva contra esse sentimento de isolamento”.
Assim, Filipe Mattos e Anaïs Thinon convidaram a poeta norte-americana Demi Anter, radicada em Berlim, a contribuir com a letra. “Baba Marta” é a reunião de dois poemas da artista, Snowfall in a Pandemic e Mourning, Day 28. Como a poeta escreve em inglês, esta é a primeira composição dos Orfélia nessa língua.
Após terem a composição pronta, a dupla convidou o músico Tiago Saga, da banda Time for T, para dividir as vozes com Anaïs Thinon. Os músicos passaram a ter contacto após ambos projetos terem ganhado o concurso Inéditos Vodafone. “Já conhecíamos o som do Tiago e depois do Inéditos brotou uma admiração mútua. Pareceu-nos então natural que ele participasse”, explica o músico participante da dupla.
Já a cineasta Tatiana Saavedra, que assina a realização do videoclipe, foi convidada na última hora, refere o duo. “O plano inicial era realizarmos o vídeo por conta própria. Mas logo que começamos a produção, conheci a Tatiana. O trabalho dela parecia dialogar tão bem com a atmosfera da canção, e como já estávamos a instigar o espírito colaborativo, percebemos que ela deveria fazer parte”, explica Anaïs Thinon.
O videoclipe conta ainda com a atuação do bailarino André de Campos, que personifica uma conexão imprescindível com a natureza, ecoando o título e o sentimento da canção: Baba Marta é uma personagem mítica do folclore da Bulgária, que traz consigo o fim do Inverno e o início da Primavera. Para os Orfélia, em tempos sombrios, essa luz há de surgir no calor das relações humanas.
A dupla foi finalista do Inéditos Vodafone, com o tema “Lagos”. Na altura, Filipe Mattos e Anaïs Thinon explicaram ao POSTAL que a música se refere “à cidade tem uma propriedade incrível de limpeza e mar”.
O videoclipe foi todo gravado em Lagos, com a participação de amigos da cidade, e a dupla dirigiu o “retrato” da música, sem aparecer. Continuando a definir “Lagos”, o duo afirma que a música mostra o lado da memória e da cidade. “Retrata momentos típicos dos lacobrigenses, como pôr a argila no Porto Mós, a Praia do Canavial com o pôr do sol e o salto no Cais do Forte”.
Oiça a música completa AQUI, através da plataforma YouTube.
RELACIONADO:
Música “Lagos” é “uma carta de amor” à cidade – Finalista “Vodafone Inéditos”