A autarquia que há mais anos promove no Algarve o Orçamento Participativo volta a convidar os munícipes a decidirem parte dos investimentos autárquicos para 2016.
No mês de Outubro, o município de São Brás de Alportel desafia uma vez mais a população a dar o seu contributo na decisão dos investimentos da Câmara Municipal, através do Orçamento Participativo implementado em São Brás de Alportel desde 2006.
Esta forma de participação e cidadania activa pretende, segundo a Câmara, “aproximar a comunidade são-brasense da gestão municipal, mediante a recolha de propostas de investimento e da escolha de um dos projectos que o executivo coloca à votação da população”.
O projecto mais votado tem a garantia de execução prioritária.
No Orçamento Participativo 2015, o projecto escolhido pelos são-brasenses foi a reabilitação da Entrada Nascente, e por isso, em respeito pela decisão da comunidade, neste momento esta é uma obra em curso, encontrando-se a intervenção muito próxima da sua conclusão.
No processo de Orçamento Participativo 2016, os projectos colocados à consideração da comunidade são: a valorização do Parque da Fonte Férrea, com criação de represa e espaços para actividades, com um investimento estimado em 60 mil euros; a requalificação da rua 5 de Outubro e abertura de novo arruamento de ligação à Rua Miguel D. Andrade, implicando um investimento estimado em 55 mil euros; a criação do Parque das Amendoeiras – uma nova Zona Verde no centro urbano (quarteirão adjacente junto à Avenida da Liberdade) – num investimento orçado em 65 mil euros, ou a requalificação da rua Padre Sena Neto orçamentada para custar cerca de 35 mil euros.
O período de participação decorre de 12 a 30 de Outubro, mediante o preenchimento do questionário para o efeito, disponível nos Serviços Municipais e posteriormente entregue no Gabinete do Munícipe, existindo ainda a opção on-line na página do município, refere a autarquia.