Rui Zhu Wang é o primeiro aluno a conseguir conquistar sete medalhas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), uma por cada ano de participação.
A participar na competição desde 2014, este aluno da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Rui Zhu Wang, que agora ingressa no ensino superior, arrecadou nesta edição uma medalha de prata.
Também Sophia Zhu Wang, irmã de Rui, conquistou uma medalha de bronze na Categoria Júnior (6.º e 7.º anos).
De assinalar que, coincidentemente, todos os medalhados com prata e ouro da Categoria B (10.º ao 12.º ano) são os mesmos que foram escolhidos em agosto para integrarem a equipa que representaria Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorreram de 20 a 28 de setembro, inteiramente online. Pedro Costa Dias (18 anos), Tiago Marques (16 anos) e Tiago Mourão (16 anos) são os responsáveis pelas medalhas de ouro. Leonardo Tavares (16 anos), Nuno Carneiro (18 anos) e Rui Zhu Wang (17 anos) conquistaram as medalhas de prata.
A cerimónia de encerramento das XXXVIII OPM decorreu na passada sexta-feira online, através da plataforma Zoom.
O evento contou com a presença de José Vítor Pedroso, da Direção Geral de Educação, de João Araújo, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, de Ana Noronha, da Ciência Viva, da equipa de correção de provas e das várias dezenas de alunos participantes.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco, da Texas Instruments e da Happy Code.
RELACIONADO:
Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática: Algarvio Rui Zhu Wang conquista medalha de ouro