A Variante de Olhão será uma realidade em 2019, com um custo de cerca de 5,6 milhões de euros. O Concurso de Estudo Prévio da Variante foi anunciado esta sexta-feira, dia 20, pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, na Câmara de Olhão.
Uma vez concluída a Variante, o trânsito passará a efectuar-se por esta nova via, ficando a Avenida João XXI, troço da EN125 que atravessa Olhão, reservada a quem se desloque dentro do perímetro urbano.
Na prática, este troço, que permitirá circundar todo o perímetro urbano de Olhão, terá uma extensão de seis quilómetros, sete rotundas, duas vias em cada sentido de trânsito e uma velocidade base de projecto de 80 quilómetros por hora. O projecto contempla o “aproveitamento” e requalificação de alguns troços de vias municipais.
Pedro Marques passou por Olhão, num périplo pelo Algarve, onde o governante anunciou obras estruturantes para a região. A agenda contemplou uma visita ao Aeroporto de Faro, cujas obras ficarão terminadas em breve, e o anúncio da conclusão da electrificação da linha ferroviária no Algarve.
“Do ponto de vista dos olhanenses, o senhor ministro é hoje um Rei Mago, que veio trazer a Olhão uma boa-nova da maior valia para a nossa região, um anseio e uma necessidade antigos, que agora vê a luz do dia”, sublinhou António Pina, presidente da autarquia olhanense.
Uma ideia reiterada por Pedro Marques, para quem “esta é uma cerimónia de grande importância para a região e se insere no propósito de dar um sinal claro de que a mobilidade no Algarve é uma prioridade para este Governo”.
O Ministro do Planeamento e Infraestruturas sublinhou ainda que “para este executivo, não há algarvios de primeira e algarvios de segunda, pelo que este conjunto de intervenções no sotavento é tão importante e prioritário como as intervenções que já vêm acontecendo na região do barlavento”, referiu.
O presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, adiantou que o Anúncio do Concurso de Estudo Prévio da Variante de Olhão foi publicado esta quinta-feira, dia 19, no Portal do Governo, o primeiro passo de um processo que culminará em 2019.
Uma vez concluída a fase do Anúncio do Concurso de Estudo Prévio, seguir-se-á o processo de Concurso, que demorará entre três a quatro meses. Após esta fase, haverá lugar aos Estudos de Impacto Ambiental e à elaboração do projecto de Execução, “uma fase que será efectuada pela Infraestruturas de Portugal internamente, para conferir maior celeridade ao processo”, adiantou António Laranjo.
A previsão do Governo nesta altura é de que o lançamento da empreitada aconteça no quarto trimestre de 2018, aguardando-se o início das obras no terreno já em 2019.
Associado a esta construção, haverá lugar à requalificação do troço da EN125 entre Olhão e a ligação à A22, numa extensão de 1,5 quilómetros. Serão feitas intervenções ao nível do piso, da sinalização, da drenagem e do próprio estacionamento. O objectivo é integrar este troço no centro urbano de Olhão. Esta obra ficará concluída já no início de 2018.