O investimento de 60 mil euros responde a uma necessidade de anos da juventude olhanense, em particular dos amantes do skate, e deu origem a um moderno skate park situado na zona industrial a norte do porto de pesca.
A 30 de Janeiro António Miguel Pina abre oficialmente aos utilizadores a nova valência desportiva da cidade que “pretende dotar a cidade de um equipamento multifuncional e adequado às necessidades da população urbana, ao mesmo tempo que reactiva ecológica e culturalmente o espaço junto à zona industrial”.
Criado pela Park & Ride a ideia de fundo da concepção foi baseada nas influências das actividades piscatórias presentes na cidade de Olhão, traduzindo a sua alma através das formas e dos obstáculos e rampas desenhados. Juntamente com este conceito estético, foi recriada uma tipologia de praça, procurando uma aproximação às ruas e ao meio envolvente.
De acordo com a autarquia “o skate park foi idealizado para a prática de diversas actividades radicais e para diferentes faixas etárias, atribuindo diferentes graus de dificuldade, de forma a oferecer ao parque o carácter de iniciação, preparação e aperfeiçoamento”.
O programa do dia de abertura
Atletas de todo o país vão chegar a Olhão para a inauguração cujas actividades começam às 11 horas, com o Campeonato Sub-16. Desta competição, sairão dois vencedores, que disputarão a categoria Open, a partir das 14 horas.
Às 16 horas, terá lugar a entrega de prémios e a cerimónia de inauguração oficial, com as presenças do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Meneses, e do presidente da Câmara, a que se seguem os concertos dos ContraCorrente e dos Íris.
Ao longo de todo o dia, entre as 9 e as 20 horas, decorrerão várias actividades paralelas, com destaque para as exposições de fotografia de João Mascarenhas, André Gil e Ivo Santos, a projecção de vídeos de atletas olhanenses, a mostra de pintura de Fernando Ramires e o espaço da revista da especialidade Surge Skateboard.