A zona de Olhão/Faro liderou em Dezembro a subida da taxa de ocupação das unidades de alojamento, face a igual período de 2014, com um aumento de 28,2%, com os turistas espanhóis a protagonizarem a subida, revelam os dados preliminares divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
No último mês de 2015, a taxa de ocupação global média por quarto das unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos do Algarve foi de 32,3%, revelando um aumento de 11,1% face ao registado em Dezembro de 2014.
O volume de negócios aumentou acima do verificado na ocupação, tendo registado uma subida de 13,7% em termos homólogos.
Em relação à proveniência dos turistas, as maiores subidas registadas foram protagonizadas pelos mercados espanhol, com mais 26,5%, holandês (+24,4%) e alemão (+18,9%).
Por zonas geográficas, os maiores aumentos comparativamente com 2014 foram registados em Olhão/Olhão (+28,2%), Carvoeiro/Armação de Pêra (24,7%) e Monte Gordo/Vila Real de Santo António (+18,9%).
Por categoria de alojamento, as subidas foram comandadas pelos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas, com um aumento de 16,8%, seguindo-se os hotéis e aparthotéis de 3 estrelas, com mais 9%.
Estes são valores que, para o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, “reflectem o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, quer pela Autarquia, quer pelos empresários ligados ao turismo do concelho, no sentido de qualificar a oferta de Olhão nesta área. Olhão dispõe, cada vez mais, de uma oferta apetecível em termos de alojamento, liderada pelo hotel de 5 estrelas, mas também acompanhada por um aumento em termos quantitativos e qualitativos no que diz respeito aos Alojamentos Locais. Se a isto acrescentarmos a superior oferta em termos de restauração de que dispomos, a par da inigualável beleza natural do concelho, os dados estão lançados para que, cada vez mais, Olhão seja um destino de eleição para o turismo algarvio, doméstico e estrangeiro”.
O autarca acrescenta que “dados como estes agora divulgados pela AHETA dão-nos alento para prosseguirmos o caminho que já vimos a trilhar, no sentido de dotar Olhão de mais infra-estruturas de qualidade, que levem cada vez mais pessoas a elegerem Olhão como destino de férias de referência”.