O município de Olhão celebra, no próximo sábado, dia 31, o Dia do Pescador. Como habitualmente, realizam-se várias iniciativas para assinalar uma data de grande importância para o concelho, com forte ligação às pescas e à aquacultura. O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, preside às iniciativas previstas para este dia especial para os olhanenses.
O programa dedicado ao Dia do Pescador tem início às 14.30 horas, com uma edição especial das Conversas de Museu sobre a “Arte de Pescar”, no Museu Municipal de Olhão, seguindo-se às 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, o momento alto destas comemorações.
Os pescadores olhanenses serão homenageados de acordo com várias categorias, nomeadamente: Arrasto, Cerco, Poliv. Local, Poliv. Costeira, Aquacultura e Moluscicultura, Ganchorra de Mão, Mulher na Pesca e na Aquacultura, Pescador Mais Novo, Maquinista Marítimo, Pescador em Progressão, Prémio Indústria Conserveira, Prémio Sindicalista e Prémio Mérito na Pesca.
Às 17 horas, no Museu Municipal de Olhão, o presidente da Câmara, António Miguel Pina, inaugura a exposição de fotografia Faina Maior, da autoria de Aníbal Lemos, seguindo-se uma degustação de produtos ligados ao mar, no mesmo local, em parceria com a Docapesca.
A exposição Faina Maior, uma produção do Município de Ílhavo e do Museu Marítimo de Ílhavo, apresenta “silhuetas de homens que foram ao bacalhau governando navios que agora são mitos e objecto de afectuosas lembranças”. O autor, Aníbal Lemos, natural de Estarreja, é professor do ensino secundário e já venceu vários prémios de fotografia.