A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana foi distinguida com o Prémio Caixa Social 2024, uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos, com o seu projeto “Mesa de Sabores – Valorização da Dieta Mediterrânica”.
Este reconhecimento, enquadrado no lema “Dar prioridade aos que mais precisam”, foi atribuído numa cerimónia realizada no passado dia 14 de outubro, em Lisboa, no edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos.
“A Mesa de Sabores é um projeto inovador, intergeracional, que visa promover a adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM), a transmissão de competências entre gerações e a socialização entre jovens e idosos residentes no meio rural do Baixo Guadiana, território de intervenção da Odiana”, explica a associação em comunicado.
Este é o primeiro projeto da associação a focar-se na alimentação e nutrição, tendo como principal objetivo o combate ao isolamento social dos idosos e o aumento da literacia alimentar dos beneficiários.
Dividido em três grandes eixos de ação – Sabores, Saberes e Sentir – o projeto propõe diversas atividades, como “a dinamização de sessões culinárias, sessões de capacitação sobre os múltiplos benefícios da Dieta Mediterrânica e a promoção da vertente cultural, com foco na valorização do artesanato algarvio”.
Além destas atividades, o projeto propõe ainda cinco sessões direcionadas a crianças que participam em Atividades de Ocupação de Tempos Livres (AOTL), com o objetivo de sensibilizar as gerações mais novas para a importância de hábitos alimentares saudáveis, alinhados com o Padrão Alimentar Mediterrânico.
Com um financiamento assegurado pelo Prémios Caixa Social 2024, este projeto representa um importante passo no fortalecimento da economia local, promovendo a produção alimentar sustentável e a cultura do Baixo Guadiana.
Os resultados esperados incluem não só o aumento da adesão ao PAM e da literacia alimentar, mas também a redução do isolamento social dos idosos, através da troca intergeracional de saberes e experiências.
A Odiana, com este projeto, reafirma o seu compromisso com “o desenvolvimento sustentável e inclusivo do território do Baixo Guadiana, promovendo uma sociedade mais saudável e coesa”.
Leia também: Não ocupa espaço e seca a roupa rapidamente. Conheça o varal do Aldi que custa 4,99€