A Odiana marca mais uma vez presença na Terra de Maio, que acontece a partir desta sexta-feira e até domingo, no Centro Multiusos do Azinhal, Castro Marim.
Trata-se se uma iniciativa cujo mote é a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e dos produtos locais associados ao território. O certame, já na sua 9ª edição, oferece um programa onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, artesanato, demonstrações de cozinha, exposições, ateliers e animação musical.
A associação participa e pretende promover o território e proporcionar apoio, aos residentes e visitantes, através do instrumento Bolsa de Terras, da qual a Odiana é gestora. Neste âmbito decorre no sábado, dia 21, pelas 10 horas, o seminário “Economia Rural/PDR2020/Bolsa de Terras”, cujo objectivo é elucidar a população acerca dos apoios financeiros disponíveis para as empresas e jovens agricultores, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, bem como informar acerca das mais valias da Bolsa de Terras. Este seminário conta com a participação de Fernando Severino e de Júlio Cabrita, director regional de Agricultura e Pescas do Algarve e director de Serviços de Investimento, respectivamente, Norberto Correia da Bolsa de Terras. e Ricardo Júlio Cabrita Bernardino da Associação Terras do Baixo Guadiana.
De salientar que a Odiana é Gestora Operacional de Bolsa de Terras (GeOp) no Baixo Guadiana, é portanto uma entidade autorizada para a prática de actos de gestão operacional ao nível da Bolsa de Terras. O seu papel é informar, é elucidar a população sobre a disponibilização, promoção e venda/arrendamento de terras, e neste âmbito a entidade já levou a cabo uma sessão de esclarecimentos. A Bolsa Nacional de Terras tem como objectivo facilitar o acesso à terra através da sua disponibilização, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.
Para além do enfoque à disponibilização de terrenos, a Odiana irá também promover produtos focados no turismo de natureza, como o pedestrianismo, a ornitologia e recursos endógenos do Baixo Guadiana.
O programa da Terra de Maio está disponível em: www.cm-castromarim.pt.