A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana é parceira no projeto Interreg ‘Red CIFT’ (Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços), cujo objetivo é fomentar itinerários náutico-culturais sustentáveis nas bacias dos cinco grandes rios que atravessam a fronteira entre Espanha e Portugal: Minho, Lima, Tejo, Douro e Guadiana.
A reunião de inauguração deste ambicioso projeto decorreu no dia 22 de julho, no edifício El Rayo Verde, em Málaga, uma infraestrutura partilhada pela Universidade de Málaga (UMA) e pelo Málaga TechPark, e que serve de sede ao Clúster Marítimo-Marino de Andalucía (CMMA), entidade que lidera esta iniciativa.
“O consórcio do ‘Red CIFT’ é composto por oito parceiros: quatro de Espanha e quatro de Portugal. De entre os parceiros portugueses, encontram-se a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve)”.
Do lado espanhol, participaram a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN +), o Clúster Turístico da Extremadura (Cluturex), a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), e o próprio CMMA. Juntos, estes parceiros representam uma vasta área geográfica que inclui as regiões do Minho, Beira Baixa, Algarve, Galiza, Andaluzia, Extremadura e Castela e Leão.
O projeto, com um orçamento total de 816.646,61 euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A Espanã-Portugal (POCTEP) 2021-2027, visa criar uma rede integrada de destinos náuticos-culturais, promovendo o turismo sustentável, inclusivo e responsável nas zonas transfronteiriças.
Objetivos e estrutura do projeto
Os itinerários náutico-culturais a desenvolver no âmbito do ‘Red CIFT’ são concebidos para realçar a riqueza cultural das regiões envolvidas, estimulando o turismo fluvial e valorizando o património local.
Estes itinerários deverão também fomentar a transferência de conhecimentos e experiências entre as regiões, fortalecendo as sinergias entre o turismo de cruzeiros fluviais e o turismo cultural.
O projeto está estruturado em várias atividades principais, como planeamento estratégico, certificação, formação e comunicação.
No que respeita ao planeamento estratégico vão ser realizados estudos de viabilidade económica e estratégias de promoção e valorização dos destinos, com um enfoque especial na acessibilidade e sustentabilidade.
Na área da certificação e qualidade serão implementadas boas práticas e identificados os produtos turísticos de qualidade, assegurando o cumprimento das normas de turismo acessível.
No que respeita à formação serão desenvolvidos programas formativos para dotar os participantes das competências necessárias para criar e gerir produtos turísticos inovadores e ambientalmente responsáveis.
Na parte da comunicação será criado um catálogo digital, desenvolvendo a identidade corporativa do projeto de planeamento de ações de visibilidade estratégicas.
No âmbito do ‘Red CIFT’ a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana tem como missão “promover o potencial turístico da bacia do rio Guadiana e dos territórios adjacentes. Através desta participação, a Odiana procura não só atrair visitantes, mas também criar um ambiente favorável ao desenvolvimento económico e à valorização do património cultural e natural local.”.
Com este projeto, os parceiros envolvidos esperam que “a bacia do Guadiana se destaque como um destino náutico-cultural atrativo, capaz de gerar benefícios significativos para as comunidades locais, estimulando o crescimento económico sustentável e reforçando a identidade cultural da região”.
Através do ‘Red CIFT’, a Odiana e os restantes parceiros comprometem-se “a transformar as bacias fluviais transfronteiriças em destinos turísticos de referência, promovendo a cooperação entre Espanha e Portugal e contribuindo para o desenvolvimento integrado e sustentável das regiões envolvidas”.
Leia também: Conheça as praias portuguesas onde Cristiano Ronaldo passa férias. Uma fica no Algarve