A taxa de ocupação média por quarto em Fevereiro no Algarve foi de 40,3%, 0,8 pontos percentuais (pp) acima do valor verificado no mesmo período de 2013, informou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), no seu boletim mensal.
O volume de negócios manteve-se, contudo, “inalterado face ao mesmo mês do ano anterior”, com a zona de Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago a registar em Fevereiro “a principal descida” (menos 0,6 pp do que em Fevereiro de 2013), indica a AHETA.
As zonas de Monte Gordo e Vila Real de Santo António, no sotavento algarvio, foram as que registaram a taxa de ocupação média mais elevada (75,7%), enquanto a mais baixa ocorreu nas zonas de Lagos e Sagres (18,2%), refere a nota de imprensa.
Subidas nos mercados britânico e holandês
Os mercados britânico e holandês foram os que aumentaram mais as ocupações no Algarve, com subidas de 1,2 pp e 0,7 pp, respectivamente.
A maior descida em Fevereiro de 2014 ocorreu no mercado nacional, com menos 0,9 pp relativamente ao período homólogo de 2013.
Os hotéis e aparthotéis de três estrelas (+1,8pp) e os aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e quatro estrelas (+1,7pp) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.
O fim-de-semana do Dia dos Namorados, data celebrada a 14 de Fevereiro, pode ter contribuído para o ligeiro aumento na taxa de ocupação, pois os hotéis registaram, na altura, um aumento de reservas até 50% nesse período.
O presidente da AHETA, Elidérico Viegas, disse à Lusa, na altura, que as comemorações do São Valentim têm cada vez mais adesão, principalmente porque os preços são “mais atraentes nesse período de época baixa”.
(Agência Lusa)