A taxa de ocupação por quarto nas unidades hoteleiras do Algarve foi de 34% em Dezembro, um dos valores mais elevados registados naquele mês nos últimos 20 anos, de acordo com dados provisórios divulgados pela AHETA.
A taxa de ocupação global média por quarto foi 1,1 ponto percentual superior à de em Dezembro de 2017, subida que é atribuída ao crescimento dos mercados francês, alemão e britânico, revela a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
O valor atingido no mês passado é um dos mais elevados comparativamente com o mesmo mês nos últimos 20 anos, mas ainda assim ficou abaixo dos 35,5% verificados em Dezembro de 2016, segundo um gráfico com as variações no período entre 1996 e 2018 divulgado pela AHETA em comunicado.
De acordo com a maior associação local do sector, a subida verificada deveu-se sobretudo aos mercados francês (mais 18,5%), alemão (mais 10,2%) e britânico (mais 9,3%).
O mercado holandês foi o que apresentou a maior descida (menos 18,8%), atenuando a subida verificada, nota a AHETA.
Desde o início do ano, a taxa de ocupação por quarto regista uma descida de 1,1% e o volume de negócios um aumento de 3,7%, segundo noticia a Lusa.
Já o volume de vendas subiu 11,2% face ao período homólogo, conclui a AHETA.