Já tiveram início as obras que a Câmara de Lagoa adjudicou no final de 2015, para a obra de requalificação dos terrenos envolventes do Forte de Nossa Senhora de Encarnação.
Assim e por um custo orçado de 123 mil euros, a zona Litoral Norte de Carvoeiro vai ter outra imagem como resultado da intervenção a que agora a autarquia deu início.
Recorde-se que o Forte de Nossa Senhora de Encarnação foi uma importante estrutura militar. Situado bem no alto da arriba a nascente da Praia de Carvoeiro, sendo que, segundo a autarquia, “a sua edificação o séc. VIII tinha como objectivo proteger a zona portuária utilizada para a pesca, que à data era um contributo primordial para a economia da sua população”.
“Ao longo dos tempos foram-se efectuando obras para a consolidação da estrutura do Forte, dos muros de protecção, instalado um posto da Guarda Fiscal e conservando a zona de culto existente no seu interior, a capela da Nossa Senhora da Encarnação”, recorda ainda a edilidade.
A Câmara a que preside o autarca Francisco Martins, tem vindo a desenvolver um projecto para a requalificação total da zona litoral de Carvoeiro, que já integra um passadiço em madeira iluminados por leds de 570 metros, que liga o Algar seco ao Forte de N.S. da Encarnação, e que passará a contar – após a conclusão das obras – com uma parte ajardinada, e com um auditório ao ar livre, para diversos eventos culturais.