As obras que a Câmara de Faro desenvolveu na zona da Penha para permitir a ligação da Rua Jornal o Algarve à Rua da Amendoeira estão concluídas e prontas a permitir a abertura ao trânsito deste segmento de rua.
Com as obras no local criaram-se ainda cinco novos lugares de estacionamento, foram feitos arranjos de passeios, instalação de sumidouros para águas pluviais e instalada uma passadeira feita em calçada.
Criou-se ainda um pequeno arruamento de acesso a uma praceta a oeste da Rua Jornal o Algarve, sendo que neste caso a intervenção da Câmara não fez qualquer melhoria na referida praceta interior que se mantém em terra batida. Existe aliás a este da Rua Jornal o Algarve e com acesso a partir da Estrada da Penha uma outra zona de praceta que também se mantém em terra batida e não foi ainda alvo de melhoramentos.
O custo dos trabalhos orçou em 31,5 mil euros e assim fica estabelecida a comunicação entre todas as paralelas a oeste da Estrada da Penha e Rua da Amendoeira e completada a malha de arruamentos desta antiga zona do bairro da Penha.
Recorde-se que durante anos as ruas em causa não estiveram ligadas à Rua da Amendoeira tendo mantido características de becos e dificultando a circulação no interior do bairro farense e forçando todo o trânsito local a utilizar a Estrada da Penha para as suas deslocações, tornando ainda maior a pressão de tráfego naquela que é desde há muito uma das artérias mais movimentadas da cidade.
A intervenção que abrirá ao trânsito nos próximos dias, “após a entrega da obra à Câmara pelo empreiteiro” indicou ao POSTAL a autarquia, é mais uma das obras realizadas pela Câmara farense, liderada por Rogério Bacalhau, no âmbito do programa de recuperação da rede viária do concelho “Faro Requalifica”.