A Galeria Trem vai acolher a exposição “Ridi Pagliaccio”, de Pedro Cabrita Reis, cuja inauguração está marcada para o próximo dia 16, pelas 19 horas.
A iniciativa irá fechar o Ciclo de Exposições deste semestre daquele espaço expositivo, sob a curadoria da Licenciatura em Artes Visuais (FCHS/UALG), com apoio do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
O público terá, assim, oportunidade de ver uma vez mais a faceta múltipla de Pedro Cabrita Reis, através das peças que serão exibidas, do conceito que subjaz em cada obra e da própria ideia de obra, questionada pelo artista a cada nova criação. A sua obra é multifacetada e complexa, já que o artista utiliza diversos meios e materiais, muitas vezes mantendo a criação no espaço ambíguo entre o desenho e a arquitectura, entre o tangível e o inefável.
Pedro Cabrita Reis é um dos artistas portugueses mais conhecidos da actualidade. Participou em exposições internacionais de renome: entre outras, o seu trabalho foi exposto na 9.ª Documenta de Kassel e na 24.ª Bienal de São Paulo. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza. A sua obra é marcada por exposições individuais nas maiores galerias nacionais e internacionais, obras presentes nas principais Bienais e Feiras de Arte, bem como em importantes colecções: Fundação EDP, Fundação Serralves, Calouste Gulbenkian, Tate Modern, entre outras.
Este projecto faz parte do protocolo que a Câmara de Faro e a Universidade do Algarve, através da Licenciatura em Artes Visuais e do CIAC, têm desenvolvido conjuntamente, no intuito de promover as artes e de ocupar efectivamente a Galeria Trem, que é de novo uma das galerias de referência no espaço nacional pela qualidade das exposições e pelo trabalho de divulgação da cultura na região.
A exposição estará patente até dia 26 de Setembro.