Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

O que se sabe sobre a nova variante de coronavírus encontrada em Londres

Até agora, os investigadores acreditam que é mais transmissível do que a anterior, mas desconhecem o impacto que tem no corpo e no sistema imunitário

19:43 20 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em dois meses, causou cerca de 28% dos novos casos registados em Londres e no sul de Inglaterra, noticia a SIC NOTÍCIAS.

A nova variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, está a ser estudada. Até agora, os investigadores acreditam que é mais transmissível do que a anterior, mas desconhecem o impacto que tem no corpo e no sistema imunitário.

O QUE SE SABE SOBRE ESTA VARIANTE?

A existência desta nova variante foi anunciada na segunda-feira, depois de terem sido detetados 1.100 casos de covid-19 causados por esta mutação do vírus. O aumento de casos nas regiões sul e leste de Inglaterra levou a que fosse elevado o risco de contágio nessas áreas.

Na declaração deste sábado, Boris Johnson avançou que esta nova variante tem uma propagação mais rápida, e os cientistas pensam que poderá ser, pelo menos, 70% mais transmissível do que a variante anterior.

“Como resultado da rápida propagação desta nova variante, os modelos de dados preliminarmente e o crescimento rápido de taxas de incidência no Sudeste, no Grupo de Consulta de Novas e Emergentes Ameaças de Vírus Respiratórios considera agora que esta nova corrente pode espalhar-se mais depressa”, explicou Chris Whitty, chefe de Gabinete Médico de Inglaterra

É MAIS AGRESSIVA PARA O SER HUMANO?

Até agora ainda não se sabe se esta variante do vírus será mais ou menos agressiva no desenvolvimento da covid-19 ou se irá influenciar a taxa de mortalidade da doença.

As mutações são uma constante nos vírus, sublinha Chris Whitty, mas é preciso uma combinação de fatores para que a alteração genética se torne uma nova variante. À Reuters, o especialista confirma que a taxa de mortalidade desta mutação está a ser analisada.

Os investigadores vão também observar o impacto deste vírus no sistema imunitário, a fim de perceber se a nova mutação altera em alguma forma a produção de anticorpos. A reação à vacina será também uma das respostas que os cientistas procuram. Em entrevista à Lusa, Constantino Sakellarides, antigo diretor da Direção-Geral da Saúde e atual membro do Conselho Nacional de Saúde Pública, considera que esta variante não deverá diminuir a eficácia da vacina.

“Pelo que se sabe, não é provável que afete a eficácia da vacina, desde que não interfira com o antigénio que está na coroa, o antigénio que estimula a reação imunitária”, disse o especialista.

No entanto, deixou uma ressalva: “Tudo isto é sob reserva, porque a informação que temos é escassa, mas desde que não haja interferência com esse antigénio, não há razão para pensar que a vacina não servirá na mesma para esta nova variante”.

Lembre-se que o Reino Unido começou a 8 de dezembro a vacinação dos grupos prioritários, depois de ter aprovado o fármaco produzido pela Pfizer/BioNTech.

QUANDO APARECEU A MUTAÇÃO?

Acredita-se que a primeira mutação terá aparecido a meio de setembro em Londres ou Kent. Em dois meses já tinha causado cerca de 28% dos casos de Londres e ainda mais casos no sudeste de Inglaterra, avança Whitty.

As autoridades de saúde britânica já alertaram a Organização Mundial de Saúde e estão “a analisar os dados disponíveis para melhorar o conhecimento” sobre esta nova variante.

ÁFRICA DO SUL TAMBÉM DETETA NOVA VARIANTE

Uma equipa de investigadores sul-africanos, liderada pelo Professor Tulio de Oliveira, detetou uma nova variante do coronavírus que atinge pacientes mais jovens, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde.

“A variante ‘501.V2’ do vírus SARS-COV-2 foi identificada por investigadores sul-africanos e comunicada à Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse em comunicado o ministro Zweli Mkhize.

Os investigadores alertaram também o Reino Unido para a identificação da nova variante sul-africana, o que permitiu “estudar as suas próprias amostras e encontrar uma variante semelhante”.

“Foi a variante que estava a impulsionar o seu ressurgimento em Londres, levando a um anúncio feito no Parlamento e ao bloqueio instituído em Londres para conter a disseminação dessa variante”, salientou.

NOVAS MEDIDAS PARA CONTER A NOVA VARIANTE

Boris Johnson anunciou o aumento do nível de risco em Londres e no sudeste e este de Inglaterra. As regiões de nível quatro regressam a um confinamento obrigatório, como aconteceu durante o mês de novembro, e as viagens para o estrangeiro passam a ser proibidas, exceto por razões profissionais.

O comércio não essencial e os ginásios vão fechar durante o período de Natal e foi feito um apelo para que, quem possa, trabalhe a partir de casa. É também proibido sair das regiões identificadas como nível máximo de restrições.

Quanto ao Natal, a bolha de restrições altamente criticada vai também sofrer alterações. Até agora, era permitido que até três agregados familiares – pessoas que, sendo da mesma família, vivam juntas – durante cinco dias. No entanto, o encontro familiar passou a ser limitado ao dia de Natal. Em Londres e nas regiões que vão passar ao nível quatro, essa reunião fica proibida, noticia a SIC NOTÍCIAS.


RELACIONADO:

► Nova estirpe do coronavírus já identificada em vários países

► Restrição nos voos pode atrasar retoma do turismo algarvio

► Nova estirpe da Covid-19 obriga à crescente suspensão dos voos oriundos do Reino Unido

► Covid-19: Nova variante está “fora de controlo” e obriga Europa a “reforçar os controlos”

► Portugal ainda não identificou a nova estirpe covid que está “fora de controlo” no Reino Unido

► Algarve com mais um óbito e 63 novos casos. Alentejo com 206 infetados e duas mortes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 08:45 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve Cultura

Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa

08:00 7 Junho, 2026 12:56 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jogos tradicionais e brincadeiras de outros tempos prometem envolver toda a família numa tarde dedicada à imaginação

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Algarve Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Praia da Comporta.
Nacional Vida & Lazer

Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar

17:40 6 Junho, 2026 15:03 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Carlos Alcaraz falha Roland Garros devido a lesão e escolhe uma praia no sul de Portugal para uns dias de recuperação

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores

20:30 6 Junho, 2026 15:12 6 Junho, 2026 | João Luís

Código da Estrada: Governo quer rever regras, agravar coimas e acelerar notificações. Mudanças terão de passar pelo processo legislativo

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 08:45 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve, Cultura

Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa

08:00 7 Junho, 2026 12:56 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jogos tradicionais e brincadeiras de outros tempos prometem envolver toda a família numa tarde dedicada à imaginação

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Algarve, Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Praia da Comporta.
Nacional, Vida & Lazer

Tenista Carlos Alcaraz falha Roland Garros por lesão e escolhe esta praia no sul de Portugal para descansar

17:40 6 Junho, 2026 15:03 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Carlos Alcaraz falha Roland Garros devido a lesão e escolhe uma praia no sul de Portugal para uns dias de recuperação

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Últimas Notícias

  • Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados
    Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados
  • Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim
    Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim
  • Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo
    Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo
  • Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa
    Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa
  • Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
    Governo prepara novo Código da Estrada e coimas mais pesadas: o que pode mudar para os condutores
  • Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas
    Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal