As Bibliotecas Públicas do Algarve têm como objetivo principal a prestação de serviços de acesso à informação e ao conhecimento, bem como a oferta de atividades de lazer.
Desde há muito que as Bibliotecas deixaram de ser espaços onde apenas se guardam livros. Essa ideia, que teima em persistir, não poderia estar mais errada. As Bibliotecas tornaram-se espaços vivos, com cores, com vozes, com movimentos… espaços de lazer e de inclusão.
Para além da disponibilização de livros, CD e DVD, são vários os serviços prestados que vão ao encontro das necessidades das comunidades, sendo que um dos aspetos mais importantes a ter em conta é a gratuitidade da maioria.
O caráter democrático das Bibliotecas, com principal incidência nas Bibliotecas Públicas, é demonstrado pelas coleções em livre acesso, pelas iniciativas que promovem e acolhem e pelas suas portas abertas. O seu público é o ser humano, de qualquer idade, género ou nacionalidade.
Com base na igualdade de acesso a todos, podemos enumerar alguns serviços disponibilizados pelas Bibliotecas do Algarve:
- Serviço de Extensão Cultural (recitais, encontros com escritores e ilustradores, tertúlias, conferências, oficinas, entre outros);
- Serviço de Internet;
- Acesso a jornais e revistas;
- Apoio às bibliotecas da rede escolar e concelhia;
- Serviço de impressão e fotocópias;
- Serviço domiciliário de apoio à leitura;
- Serviço de Empréstimo Domiciliário;
- Visionamento de DVD e audição de CD;
- Bibliotecas itinerantes;
- Serviço Educativo;
- Serviço de Empréstimo Interbibliotecas;
- Serviço de Referência.
Face à situação pandémica por todo o mundo a procura de recursos onlinesubiu exponencialmente, surgindo assim a necessidade de disponibilizar informação credível e fidedigna. Desta forma as Bibliotecas do Algarve uniram-se e em projeto conjunto vão, muito em breve, disponibilizar o serviço Pressreader que permitirá aos seus leitores inscritos, de forma gratuita e a partir de qualquer local, consultar mais de 7000 jornais e revistas, portuguesas e estrangeiras. Esta plataforma digital permite o acesso a publicações periódicas em cerca de 65 línguas diferentes e oriundas de 150 países.
As Bibliotecas do Algarve, enquanto bibliotecas públicas, desempenham um papel de extrema importância no desenvolvimento dos seus cidadãos. É através desta diversidade de oferta de serviços que irão captar mais utilizadores, servindo de uma forma mais próxima e imediata a sua comunidade.
Rita Moreira
(Biblioteca Municipal de Loulé – [email protected])