O Síndrome de Asperger, mais comum no sexo masculino, é uma perturbação neurobiológica, mais especificamente uma perturbação pervasiva do desenvolvimento em que se denotam alterações no comportamento social, interesses, linguagem, funcionamento motor e cognitivo.
Distingue-se do Autismo por ser mais frequente e porque enquanto este se caracteriza por silêncio e distância, no Síndrome de Asperger emerge um discurso estereotipado, monocórdico, robotizado, pedante e com palavras impróprias para a idade.
As crianças como Síndrome de Asperger demonstram em primeiro lugar um grande fascínio por movimentos repetitivos como:
1. máquina de lavar a roupa
2. ventoinhas
3. pêndulos
4. hélices de aviões
5. gira-discos
6. lençóis ou sacos-plásticos no estendal
As crianças como Síndrome de Asperger demonstram em segundo lugar um grande fascínio por temas específicos como:
1. marcas de carros
2. abelhas
3. lagartixas
4. vacas
5. matrículas
6. sinais de trânsito
7. trajectos de autocarros
As crianças como Síndrome de Asperger demonstram em terceiro lugar rotinas e rituais rígidos como:
1. sentar-se sempre no mesmo sítio
2. colocar o casaco no mesmo cabide
3. mudar o pijama no mesmo dia da semana
4. só tomar banho em determinado dia e hora
5. lavar os dentes em determinada hora e posição
6. comer os alimentos por uma determinada ordem
O tratamento envolve um trabalho psicológico, social e educativo incentivando a interacção social nos vários contextos da vida quotidiana.
Marta Pimenta de Brito (Psicóloga)
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